A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
JG VANTINE, presidente da Vantine Consulting, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para FCESP em São Paulo, 30 de Novembro de 2000.
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
PARA REFLETIR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – PREMISSAS
1. REDUÇÃO DE ESPAÇO E MINIMIZAÇÃO DE ESTOQUES
2. INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES (Parcerias / Alianças)
3. AUSÊNCIA DE “STOCKOUTS” EM TODO SISTEMA
4. ELEVADO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE
5. BAIXO INVENTÁRIO ATRAVÉS DOS CANAIS
6. CO-OPERAÇÃO COM OS CLIENTES
7. IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PERFORMANCE
8. APLICAÇÃO DO EDI
9. UTILIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO
10. ABSOLUTO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NO PROCESSO
PARA COLOCAR A EMPRESA EM MELHOR CONDIÇÃO DE COMPETIÇÃO!
ECR: EFFICIENT CONSUMER RESPONSE – ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL
- DEFINIÇÃO – É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSOS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDO
- ESTRATÉGIA
- Sortimento Eficiente
- Reposição Eficiente
- Promoção Eficiente
- Introdução Eficiente de
- Novos Produtos
- RESULTADOS
- Melhores Produtos
- Melhor Qualidade
- Melhor Sortimento
- Melhor Gestão Estoque
- Melhor Serviço
VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL – E- COMMERCE – HOME DELIVERY
- NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
- LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
- LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
- “EXTENDED
LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION”
- DESEMBALAMENTO
- INSTALAÇÃO
- INSTRUÇÃO
- RETIRADA PRODUTO DESCARTADO
PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO.O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE.O REALISTA AJUSTA AS VELAS.”(William Ward – Teólogo Inglês) 1813-1882