COMO EXPANDIR A COMPETITIVIDADE DO SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO DAS LOJAS E DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COM SEUS FORNECEDORES
COMO EXPANDIR A COMPETITIVIDADE DO SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO DAS LOJAS E DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COM SEUS FORNECEDORES.
JG Vantine, Presidente da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain, faz Palestra 2ª SUPERINTER – CONVENÇÃO DE SUPERMERCADOS NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, AMIS, em Uberlândia 17 de junho de 1998.
PARA REFLETIR – “A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA É A ATUAL FRONTEIRA A DESBRAVAR NOS NEGÓCIOS.TRATA-SE DA ÁREA EM QUE RESULTADOS GERENCIAIS DE GRANDE MAGNITUDE PODEM SER OBTIDOS. E AINDA É UM TERRÍTÓRIO AMPLAMENTE INEXPLORADO.”
“NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃO PREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”
EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA
ANOS 70 – “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema dedistribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
LOGÍSTICA É O PROCESSO DE GESTÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES E MATERIAIS EM TODA CADEIA DE ABASTECIMENTO, VISANDO ATENDER OS REQUERIMENTOS DOS CLIENTES
ALIANÇA – CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.
ESTRATÉGIA – AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.