FATEC-ZL-20-05-03

COMO TRANSFORMAR A LOGÍSTICA EM RESULTADOS PARA SEU NEGÓCIO

JG VANTINE, presidente da Vantine Consulting, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para FATEC da Zona Leste em São Paulo, 20 de Maio de 2003

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –  Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O QUE É LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.  (Council of Logistics Management, 1998)

ÁGIL OU ENXUTO?

“ENXUTO”: TRABALHA MELHOREM ALTO VOLUME, BAIXA VARIEDADE E AMBIENTES PREVISÍVEIS.

“AGILIDADE”: É NECESSÁRIA EM AMBIENTES MENOS PREVISÍVEIS, EM QUE A DEMANDA POR VARIEDADE É ALTA.

O QUE É SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – …é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros. [The International Center for Competitive Excellence, 1994] [Global Supply Chain Forum, 1998]

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TEM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !” Eric Hofer

C P F R – (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT)

  • CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “FRONT END”.
  • CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA.
  • DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADOS.
  • CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS.
  • GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS.
  • MANTER CICLO CONTINUA ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.

 NÍVEL DE SERVIÇO RELACIONADO A ESTOQUE

  • “NÍVEL DE SERVIÇO”: É A PERCENTAGEM DE ENCOMENDAS QUE PODEM SER SATISFEITAS PELO ESTOQUE DE UM PERÍODO ESPECÍFICO DE TEMPO.
    • Exemplo: Um cliente fez encomendas num período de 20 semanas, e um item faltou 2 vezes, logo: NS = 1 – ( 2/ 20 ) = 0,90 Þ 90%
  • “NÍVEL DE SERVIÇO”: É A PERCENTAGEM DE PRODUTOS ATENDIDOS, EM RELAÇÃO AO TOTAL DE ITENS SOLICITADOS.
    • Exemplo: Um cliente solicitou 1.000 unidades de um SKU, e o estoque atendeu 900 unidades: NS = 1000 – 900/ 1000 = 0,90 Þ 90%
  • “CUSTOMER SERVICE DEVE SER VISTO COMO ATIVIDADE, NÍVEL DE SERVIÇO E FILOSOFIA DE GESTÃO” (Lalonde – 1976)
  • “CUSTOMER SERVICE É O PROCESSO DIRECIONADO À ADIÇÃO DE BENEFÍCIOS DE VALOR AGREGADO PARA A CADEIA DE SUPRIMENTOS” (Lalonde/Martha Cooper – 1988)
  • FILL RATE: MEDE A DIMENSÃO DO IMPACTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTEÞ “STOCKOUT”
    • Ex.: SE UM CLIENTE SOLICITA 50 UNIDADES DE UM SKU, E A DISPONIBILIDADE É DE 47, LOGO, O “ORDER FILL RATE” É 94%.
  • ORDER FILL RATE / NO ERRO LINE FILL RATE ON TIME IN FULL (OTIF)

CENÁRIOS

VIVEMOS UMA ERA DE VARIÁVEIS INCONSTANTES E PREMISSAS FLUTUANTES-àAPESAR DISSO TEMOS QUE NO MÍNIMO ERRAR MENOS! -à (ONE DAY LONG RANGE PLAN)

TENDÊNCIA DA LOGÍSTICA

DIANTE DE CENÁRIO DE IMPROVÁVEIS OCORRÊNCIA E VARIÁVEIS IMPREVISÍVEIS, O MELHOR É GARANTIR O POSSÍVEL PARA COMBATER O INCERTO.

  • ARMAZENAGEM
    • PRÉDIOS VOCACIONADOS è MENOR CUSTO/M2 NO INVESTIMENTO
    • PROCESSOS RACIONAIS è ENGª INDUSTRIAL
    • PRODUTIVIDADE & QUALIDADE
    • MOVIMENTAÇÃO
      • MÉTODOS & EQUIPAMENTOS INTEGRADOS
      • PROCESSOS RACIONAIS è INTEGRAÇÃO COM ARMAZENAGEM
  • PALETIZAÇÃO
    • PBR è MAIS DE UM MILHÃO/ANOINTEGRADOS
    • AMPLIAR SUA UTILIZAÇÃO

PARA PENSAR: “A SUPREMA IRONIA DE NOSSO TEMPO É QUE, QUANDO ESTAMOS À BEIRA DE UMA NOVA RENASCENÇA, O MAIS IMPORTANTE PROBLEMA HUMANO AINDA SEJA O MAIS PRIMITIVO: O MEDO DO QUE É DIFERENTE”. (BILL CLINTON, 1999).

PARA PENSAR: “PARA A MAIORIA, LOGÍSTICA É CUSTO OPERACIONAL… PARA OS VENCEDORES, LOGÍSTICA É RESULTADO!”