VIVENDO A LOGÍSTICA

INFORMÁTICA EM LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO – 25/09/91 A 26/09/91

Certamente o profissional de logística que não atuava em 1991 não sabe o que significa SUCESU, que é aSociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações. Naquela época, não se falava em TI – Tecnologia da Informação, mas apenas em informática, pois ainda eram rudimentares as tecnologias de comunicação e os sistemas de gerenciamento integrado, e nem sequer existia a internet como é conhecida nos dias de hoje.

Mas eu já estava avante nas inovações, presente, participando do evento INFORMÁTICA EM LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO, que reuniu pela primeira vez um grande número de entidades para discutir esse tema, hoje absolutamente inserido no cotidiano dos profissionais do setor.

O tema que apresentei foi APLICAÇÕES DE ARMAZÉNS E DEPÓSITOS”, assunto desconhecido pela maioria aqui no Brasil, mas amplamente discutido nos congressos europeus e americanos.

Veja abaixo o texto de abertura do folheto de promoção do evento.

A área de Logística e Distribuição está destinada a se tornar o principal fulcro para alavancar a produtividade nos anos 90. A penetração do just in-time a nível interno na indústria manufatureira lança agora para o segmento de distribuição, tanto das empresas industriais quanto nas atacadistas e varejistas, a responsabilidade pela aceleração do fluxo das mercadorias e pela aceleração do fluxo das mercadorias e pela redução dos estoques circulantes na economia
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A disponibilidade da informação é, ao lado da qualificação gerencial, o fator-chave para que a logística alcance o lugar privilegiado que lhe é destinado entre as demais atividades na empresa.

A Sucesu/SP, em conjunto com a Vantine & Associados, e com o apoio das entidades que atuam em Logística e Distribuição, promove este Simpósio como ponto de partida de um processo contínuo de disseminação da informática neste setor.

Clique aqui e veja o folder

J.G.Vantine.


PONTO DE VISTA

PORTO DE SANTOS, A NOVELA INTERMINÁVEL.

Nos dia 24 e 25 de outubro, foi realizado no Porto de Santos um grande fórum brasileiro para discutir novamente – e sempre que for necessário – assuntos relacionados ao Porto de Santos.

Agora, veja que Santos representa no transporte marítimo de comércio internacional, de importação e exportação, 41% do total do Brasil; no entanto, dias atrás nós vimos, numa grande matéria em um grande jornal de economia do Brasil, que os armadores anunciaram o aumento de frete por contêiner de 20 pés para aproximadamente US$ 300 para o mercado internacional, devido a problemas de infra-estrutura portuária em Santos.

Por que isso ocorre, qual é a razão da persistência desse custo adicional de logística para o mercado internacional? Afinal, todos os problemas são conhecidos, tanto da disponibilidade de área portuária, além do problema da disponibilidade de operação de carga e descarga sem a utilização de área retro-portuária, há algo mais sério para o acesso ao Porto de Santos: é aquilo que chamo de “mata-burro” da infra-estrutura logística, que liga o interior do Estado de São Paulo, através do sistema da rodovia Anhanguera, ao complexo Imigrantes-Anchieta, que passa necessariamente pela avenida dos Bandeirantes, na cidade de São Paulo – uma via com problema crônico de congestionamento (ou seja, um verdadeiro “mata-burro”).  Por essas e outras, vamos continuar discutindo Santos, mas com sabedoria e decisão.

 J.G. Vantine