03/02/2005 – LOGISTECH´88 / COMPRANDO SERVIÇO E PAGANDO FRETE
VIVENDO A LOGÍSTICA
LOGISTECH´88
Nesta edição, Yassuo Imai da IMC International, conta um pouco da história da realização do 1º. MEGA EVENTO de LOGÍSTICA – LOGISTECH´88:
“A década de 80 foi, provavelmente, aquela em que a empresa brasileira estava se profissionalizando rapidamente, incorporando gestores formados em Administração e em disciplinas ainda pouco conhecidas – como era o caso da Logística”.
A IMC, que havia nascido no início de 1980 se posicionou como uma empresa voltada à“multiplicação de conhecimentos” para dirigentes e profissionais de empresas – e vinha realizando diversos Seminários Internacionais, Conferências, Missões Técnicas ao Exterior e Mega Eventos, com forte aceitação no mercado ávido por atualização.
No primeiro encontro com o Geraldo Vantine, que há pouco havia fundado sua própria empresa, decidimos unir as nossas competências – Vantine, como expert na vanguarda da Logística e eu e minha equipe como empreendedores de inovação na forma de multiplicar conhecimentos metodológicos e de boas práticas empresariais – para gerar sinergia capaz de atualizar, abrir diálogo e estimular o intercâmbio de boas experiências de sucesso e de boas práticas em cada segmento da atividade logística.
Utilizando sua vasta rede de contatos, oVantine elaborou 12 segmentos da disciplina logística e para cada um deles convidou 5 palestrantes para cobrir aspectos operacionais, técnicos, acadêmicos e gerenciais – um “mix” que resultou em 60 temas com carga total de 400 horas de conhecimentos que foram “consumidos” avidamente por 350 participantes, durante a semana de Julho / 18-22, 1988, no Centro de Convenções do Hotel Transamérica, em São Paulo.
Acredito que o LOGISTECH BRASIL’88 foi o primeiro evento de Logística no país que causou forte impacto e despertou o empresariado, os gerentes e estudantes de Administração para a disciplina da Logística e contribuiu para dar-lhe a devida dimensão e importância para um país de características como o Brasil – eu acho ainda que o LOGISTECH BRASIL’88foi, portanto, um importante marco para a valorização da Logística no Brasil.”
Continuamos na próxima edição…
PONTO DE VISTA
COMPRANDO SERVIÇO E PAGANDO FRETE
Estamos em pleno Século XXI, momento mais dinâmico na história da humanidade, inovações e revoluções, globalização irreversível, e a Logística evoluindo. Mas os tomares de serviços logísticos continuam trabalhando na contratação de transportes e de serviços logísticos nos mesmos moldes e modelos que se praticou no século passado.
É incrível que ainda nos deparamos, com raras e horrosas exceções com a prática de exigir serviços logísticos dos mais redefinidos, utilizando-se simples tarifas como se fossem contratações de frete (SPOT Ponto a Ponto).
Não é possível e não aceitável que as empresas embarcadoras em primeiro plano, e os varejistas em segundo plano possam ter uma operação logística com alta tecnologia ou tecnicidade se no seu intermédio, os prestadores de serviços logísticos e operadores de transporte são impedidos de fechar o elo da produtividade estendida. E aqui vale a pena relembrar o velho e atual ditado “A corrente quebra no elo mais fraco”.
PENSE BEM: É MUITO MELHOR PAGAR MAIS E GASTAR MENOS EM BUSCA DO NÍVEL DE SERVIÇO QUE O SEU CLIENTE EXIGE.