09/11/2005 – EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA / LOGÍSTICA E O “CUSTOMER SERVICE”
VIVENDO A LOGÍSTICA
EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA
Conforme já historiamos nas últimas edições, estamos registrando os fatos relevantes da primeira EUROLOG´89, registrada na história como sendo a PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA , que ocorreu de 16 de setembro a 01 de outubro de 1989.
O Grupo de profissionais e executivos de Logística que participou desta missão, além das Visitas Técnicas já descritas nas edições anteriores, tiveram oportunidade de participar de Seminários e Mesas Redonda preparadas e apresentadas exclusivamente ao Grupo, e a seguir descrevemos o conteúdo:
BARCELONA
Apresentado pelo CATEDRÁTICO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHEIROS INDUSTRIAIS DE BARCELONA , escolhi o tema “ JUST IN TIME ”, porque eu já havia estudado esta técnica no Japão quatro anos antes, e tendo “diretamente da Fonte” com o mestre Taiichi On , grande criador do SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO , conhecido como JIT .
AEuropa, em vias de unificação, também estavabuscando melhorias competitivas nos processos logísticos, principalmente pelo fato de que a partir da existência da Comunidade Européia, haveria radicais e complexas mudanças nas estratégias de Logística. Por exemplo: Uma Indústria estabelecida na Espanha com rede de distribuição no país, poderia comercializar e distribuir produtos para todos os países da Comunidade Européia. SERIA UMA MUDANÇA RADICAL.
O método, ou melhor, a técnica JIT que para a maioria era voltada à Manufatura (porém, a mim foi dito por Taiichi On, que o fundamento do JIT não era Manufatura, mas sim Logística) , estava sendo adaptado por esta escola em Barcelona, voltado para a Distribuição e não para oSuprimento, exatamente visando a redução doOCT – Order Cicle Time , ou seja, para se tornar competitivo com maior velocidade de abastecimento, e sem necessidade de formação de grandes estoques.
Vejam portanto, que nesta “WorkShop” tratamos lá em 1989, portanto há 16 anos, temas que até hoje são “ mal resolvidos” no Planejamento e na Operação Logística aqui no Brasil, tais como:
Fast Delivery
Delivery On Time
Gestão Logística de Estoque
Customer Service
JIT Aplicada a Logística
VANTINE SEMPRE AVANÇADA NO TEMPO !!!
Continuamos na próxima edição!
PONTO DE VISTA
LOGÍSTICA E O “CUSTOMER SERVICE”
Muitas palavras ou termos utilizados em Logística tem a sua origem em inglês e uma delas é “ CUSTOMER SERVICE” ou SERVIÇO AO CLIENTE .
O “ CUSTOMER SERVICE” tem crescido bastante em importância nas empresas aqui no Brasil, principalmente lá no último elo da cadeia produtiva que é a indústria de bens de consumo e o varejo. Neste intervalo cresce muito o volume de exigências por parte do Cliente e são as mais diversas.
O que eu precisaria afirmar a você, que dentro de vários estudos que nós já realizamos naVANTINE SOLUTIONS , cerca de 70% dos requerimentos das necessidades colocadas pelos clientes são de origem da área de Logística, isso há pouco tempo atrás não era assim, muito dizia a respeito de questões financeiras, questões comerciais ou mercadológicas, mas ultimamente o “ CUSTOMER SERVICE” tem tido um foco muito sério, muito importante na Logística .
Normalmente, cabe ao “ CUSTOMER SERVICE” , o atendimento das necessidades do Cliente que muitas vezes são produzidos, gerados, prometidos pela área comercial , mas o importante é que você reflita, principalmente se você trabalha numa Indústria lá no final da cadeia produtiva, para que o “ CUSTOMER SERVICE” tenha uma política, que tenha por escrito tudo aquilo que define o sucesso da entrega de uma venda, senão essa venda pode significar a última vez que você fornece para seu cliente.
PRESTE ATENÇÃO “CUSTOMER SERVICE” LOGÍSTICA 70%!
J.G.Vantine