VIVENDO A LOGÍSTICA

PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA

Eu já mantinha relacionamento pessoal e comercial com meu amigo Yassuo Imai, pioneiro no Brasil em realização de Missões de Estudos de Técnicas Japonesas de Manufatura, no Japão. De outro lado, também mantinha muitas relações profissionais na área de Logística na Europa, quando em 1989 resolvemos unir esforços para realizarEUROLOG´89 – Primeira Missão de Estudos Técnicos Avançados em Logística , que ocorreu no período de 16/Setembro à 01/Outubro daquele ano.

Como já historiei anteriormente, nesta época a Logística no Brasil engatinhava, e hoje tenho certeza que esta primeira iniciativa foi essencial na contribuição para formação dos fundamentos e evolução da Logística.

Foi uma árdua tarefa, minha e do Imai, neste superevento internacional, pois ambos éramos (e somos) perfeccionistas. Foram inúmeros contatos, duas viagens preparatórias antecipadas, negociações com empresas para visitas técnicas, e claro toda programação operacional. Mas, valeu a pena, visitamos empresas da Espanha, Itália, França, Bélgica e Holanda, bem como Seminários Especiais na Espanha, Itália e França , como você pode ver a seguir:

As visitas técnicas foram:

ESPANHA :

•  CENTRA : Trata-se de uma grande rede de supermercados espanhola, e o nosso grupo teve oportunidade de ouvir e ver em operação pela primeira vez o conceito de “TRANSIT POINT” , atualmente denominado “CROSS-DOCKING” . Nesta visita apresentamos também pela primeira vez, o “SISTEMA PADRONIZADO DE PALETIZAÇÃO” , com base no Palete EUR -1,20×0,80, e como conseqüência os ensinamentos sobre Sistema Modular de Embalagem e Projeto Modular de Armazenagem ( elementos que fundamentaram meus estudos para criação do PBR ).

•  BRAUN : Uma das maiores Indústrias Européia de Eletrodomésticos, e nesta visita pudemos apresentar os primeiros conhecimentos de “CUSTOMER SERVICE”, tanto na distribuição de produtos como também de peças de reposição para rede de assistência técnica. Importante destacar que nesta visita os participantes da EUROLOG puderam testemunhar os amplos estudos das Indústrias Européias com vistas à criação da comunidade européia, que seria criada mais tarde.

ITÁLIA:

•  FINTRASPORT : Esta visita foi importantíssima , pois o Grupo Fintrasport , subsidiaria da PIRELLI , e também criadora, aqui no Brasil, daBRASILDOCKS , PRIMEIRO OPERADOR LOGÍSTICO BRASILEIRO , que já contou com a minha assessoria em sua implantação, e tendo a frente um dos grandes empresários do setor, meu amigo Mario Gorla . Nesta visita, que causou certa preocupação entre os participantes, tendo em vista que esta atividade de terceirização em logística foi confundida com as atividades de atacadistas e distribuidores. Esta dúvida foi rapidamente esclarecida e posso assegurar que nesta visita nasceu o conceito de Operador Logístico no Brasil .

•  BENETTON: Talvez nem tanto quanto atualmente, mas em 1989 a BENETTONfoi considerada o grande fenômeno na Indústria da Moda e do Varejo mundial, que tinha com tripé do negócio:PRODUTOS, MARKETING E LOGÍSTICA . E para manter sua alta eficácia de colocar a moda em tempo recorde em todo o mundo, foi criada a BENELOG , empresa própria de operação Logística . E nesta visita às instalações da BENELOG , pela primeira vez, profissionais de Logística brasileiros, tiveram oportunidade de conhecer um armazém totalmente automatizado, com Trans-elevadores de 20m de altura, robotizados, e também pela primeira vez, o SISTEMA DE GESTÃO DE ARMAZENAGEM , atualmente conhecimento como WMS. Outro ponto de destaque na BENELOG , foi a elevada velocidade de separação de pedidos e expedição com as transportadoras localizadas nas docas através da utilização de “ Transponder ”.

Continuamos na próxima edição.


PONTO DE VISTA

“US$850 milhões: A UTOPIA POLÍTICA”

Parece me que a hipocrisia do Governo Brasileiro Federal tem trazido para o ambiente da Logística, especificamente Infraestrutura, o problema que temos acompanhado há meses do MENSALÃO .

Vejam algumas notícias:

No dia 9 de setembro , foi publicado no jornal, a criação do eixo multimodal que ligará o Amazonas a Ásia, ou seja, uma aplicação de US$850 milhões do Governo Brasileiro para ligar o Estado do Acre ao litoral do Porto Ilo no Perú .

No dia 10 de setembro uma notícia de manchete “Lula corta 90% da verba para o Rodoanel em SP” .

No dia seguinte, 11 de setembro, diz: “Transporte só usa 22% das verbas”. Sabe porque isso, principalmente essa última notícia? Problema partidário, problema político , que transcende a esfera da estratégia de Governo, da estratégia de um país que quer ser competitivo, realmente de oferecer condições e escoamento de sua produção. No entanto, vejam porque que eu disse sobre a questão do MENSALÃOna área de Logística.

Durante a votação para eleição do novo Presidente da Câmara , esta lá que oGoverno Federal , específico Presidente Lula , liberou R$680 milhões, para passe do Transporte, enquanto que o Ministro do Transporte pertence ao PL. Então, logo, entendo eu como dedução, que R$680 milhões que estavam retidos de um total de R$2.5 bilhões, foram liberados para comprar certamente, na minha opinião pessoal, votos para eleger o candidato do Governo .

Senhores Profissionais de Logística, PRESTEM ATENÇÃO: Entendam que nós não podemos misturar futuro do Brasil com a Política pequena que está sendo praticada no momento .  

J.G.Vantine.

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