16/11/2005 – EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA / A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM DE TRANSPORTE
VIVENDO A LOGÍSTICA
EUROLOG´89 – PRIMEIRA MISSÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM LOGÍSTICA
Conforme vimos na última edição, durante aEUROLOG´89 tratamos de temas em Logística e ainda hoje no Brasil não estão bem resolvidos. Ainda em Barcelona, realizamos o segundo Seminário tratando da INFORMÁTICA APLICADA À LOGISTICA , um tema que sofria grandes revoluções, tendo em vista principalmente a mudança da base tecnológica de “Mainframe ” para “ Cliente-Servidor ”, a partir das inovações criadas pela Microsoft. Talvez profissionais de hoje, não percebam que foi uma grande revolução da base tecnológica de tratamento de informações, que obviamente teve forte impacto na Logística.
Com o sistema “ Cliente-Servidor ”, através de terminais em sistema operacional amigável, os próprios operadores podiam interagir com aGestão das Informações.
Paralelamente, houve um crescimento acelerado da Indústria de software, e obviamente também oferecendo novas e constantes evoluções para a Logística. Como por exemplo: o desenvolvimento e aprimoramento do WMS(como vimos na descrição das Visitas Técnicas, várias empresas já estavam utilizando).
Nesta mesma época aqui no Brasil, nos estávamos iniciando a Campanha Política para eleição do Presidente da República, quando surgiu um jovem político de nome Collor, que em princípio tentou abrir o país para modernização ao tomar posse em 1990. Naquele momento, o Brasil ainda vivia a Lei da informática, uma idiota legislação implantada pelos militares durante a ditadura. E ISSO SERVIU SOMENTE PARA MANTER O BRASIL MUITO ATRASADO COMPARADO COM O RESTANTE DOS PAÍSES. O Presidente Collor tentou, mas os reflexos da Informática Aplicada a Logística , só iriam ocorrer a partir de 1995. Tanto o que estavam começando discutir em 1989, sobre a este assunto, somente iríamos ter anos mais tarde.
A exemplo do primeiro Seminário, em que conhecemos como a Logística estava sendo preparada para a Unificação Européia, vimos também que nesta área de Informática, ultimamente denominada de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO , também serviu para adequação dos países para o mercado ampliado da Comunidade Européia.
Temos certeza absoluta que este Seminário da Espanha, coroado por uma mesa redonda entre empresas espanholas e os participantes do nosso grupo, foram de grande valia, e poderíamos detectar alguns anos mais tarde, através de empresas que estiveram conosco, como Martin, Columbia, entre outras.
Na próxima edição trataremos do Seminário da França e da Holanda.
Até lá!!!
PONTO DE VISTA
A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM DE TRANSPORTE
A maioria do profissional de Logística, hoje em dia, não reconhece o assunto de EMBALAGEM DE TRANSPORTE como sendo uma atividade Logística. No entanto, eu quero alertar a você para que veja a EMBALAGEM DE TRANSPORTEcom sua a função logística .
Tradicionalmente, a EMBALAGEM DE TRANSPORTE tem a função protetiva como sendo sua principal, assim como a embalagem primária ou embalagem de consumo tem a sua função de vender . Recordo-me, que lá no início dos anos 90, dois amigos: Ernesto Pichler , grande cientista de embalagem do IPT e Lincoln Seragini , grandes premiados de embalagem de consumo, e nós trocávamos muitas idéias nesse tema, e o Lincoln dizia: “ A função da embalagem é vender” , ou seja, “ A embalagem é um vendedor silencioso ” . Já o Ernesto dizia: “ A função da embalagem é proteger o produto”.
Eu sempre dizia e continuo dizendo hoje pra você, “ A função da embalagem, uma vez cumprida a missão de proteger o produto da origem ao destino é a função Logística, é a dequabilidade dimensional, geométrica, de maneira tal que otimize todo espaço ocupado”.
Se lembrarmos um pouco lá no passado, com a Logística dos anos 80 que era espaço e tempo , então você pode compreender bem que aembalagem de transporte está diretamente ligada com a ocupação do veículo, ocupação do depósito, com a otimização da movimentação interna da sua fábrica. Portanto, EMBALAGEM DE TRANSPORTE é um sistema integrado, que leva em conta movimentação, armazenagem, transporte, produto e condições de venda, aspecto da proteção do produto.
“EMBALAGEM DE TRANSPORTE” é Logística.
J.G.Vantine