16/11/2006 – LOGÍSTICA: UMA FERRAMENTA PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE / MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO
VIVENDO A LOGÍSTICA
LOGÍSTICA: UMA FERRAMENTA PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Na convenção anual da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, no Centro de Convenções do Rio se Janeiro, em outubro de 1991, apresentei uma palestra com o título LOGÍSTICA: UMA FERRAMENTA PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, destacando que a logística é vital para se conseguir maior produtividade nas operações de distribuição.
No cenário do início da década de 90, no varejo de alto serviço, destacando-se as empresas de supermercados, praticamente era desconhecido o custo da logística.Aliás, a própria logística era desconhecida, mas, enquanto o país administrava a turbulência do Governo Collor, nós já estávamos plantando a semente da logística nos profissionais do setor, formados principalmente nos conceitos de comercialização.
Presidia a ABRAS naquela oportunidade a maior liderança do setor, João Carlos Paes Mendonça, fundador da rede BOMPREÇO, com sede em Recife, Pernambuco. E tínhamos também um vice-presidente (que depois tornou-se presidente), Levi Nogueira, da Rede EPA, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estes dois empresários de sucesso, visionários, sempre deram total apoio as nossas iniciativas no assunto logística no ambiente da ABRAS.
Destaco, finalmente, que, naquela oportunidade, há 15 anos, estava em fase de introdução o CÓDIGO DE BARRAS,havendo muito poucos produtos codificados, bem como quase nenhum check out com leitor óptico. E, claro, praticamente nenhum software de gerenciamento das informações dos pontos de vendas. O ambiente era de grandes discussões e muitas dúvidas, e por isso já antevíamos o que ocorreria no futuro. Futuro que já chegou – que, de tão evoluído, talvez passe despercebido pela maioria (muito embora hesite muito para evoluir na integração das cadeias de abastecimento).
J.G.Vantine.
PONTO DE VISTA
MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO
Para a logística a relação de volume, distância e custo é fundamental. Por exemplo: trazer um contêiner de 40 peças da china até o Brasil com determinado produto, custa muito barato se compararmos esse produto, depois de localizado na cidade de destino tem que fazer a distribuição até o ponto de venda. Isto é conhecido como “last mile”, ou seja, o último pedaço a última milha para que seja feita a entrega desse produto.
E você observará que este “last mile” está muito relacionado com o que nós chamamos de MODELAGEM DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA, que correlaciona o posicionamento do inventário, o posicionamento do estoque dentro da região geográfica matriciado com a geografia de consumo, ou seja, a demografia de consumo, relacionando tudo isso com o custo de transporte de transferência e o transporte capilarizado de distribuição.
Portanto quando nos vemos o transporte de longo percurso, o transporte de longo curso, ele tem uma forma diferente de montagem de algoritmo matemático pré-estabelecimento de custo, absolutamente diferente e de menor importância. Diga-se de passagem, se compararmos com o custo deste “last mile”, o custo da última etapa que normalmente nós relacionamos isso com o posicionamento correto dos produtos mais próximos do ponto de venda isso chama-seMODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO.
A cada dia que passa no nosso país está se transformando num diferencial competitivo, de ponto de entrega e custo de entrega.
REFLITA!
J.G.Vantine.