02/02/2011 – 1975 – 1980 – AUTO PREPARAÇÃO PARA A JORNADA / CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO E A FUNÇÃO LOGÍSTICA DA ARMAZENAGEM
VIVENDO A LOGÍSTICA
1975 – 1980 – AUTO PREPARAÇÃO PARA A JORNADA
Nos países desenvolvidos, à época denominado Primeiro Mundo, as técnicas de manufatura começaram a viver os efeitos do Sistema Toyota de Produção – Just in Time. Diversas iniciativas técnicas, de treinamento e desenvolvimento revelavam a ansiedade e sede de conhecimento e racionalização que envolvia os técnicos de M&A (Movimentação & Armazenagem) representando principalmente a classe de engenheiros industriais (hoje, de produção) e secundariamente de administradores e pessoas de outras formações.
Eventos na ABMM – Associação Brasileira de Movimentação de Materiais, cursos no IDORT e IMAM, revistas técnicas novas, indicavam que o movimento de desenvolvimento e inovações, embora não abusasse deste termo, era rico, próspero e inexorável.
De minha parte, percebi que não poderia ficar assistindo esta agitação de forma impassível. Com expressiva experiência em transporte, meu desafio passou a ser a área de planejamento de distribuição da CBD – Cia Brasileira de Distribuição (Pão-de-Açúcar). Isto envolvia armazenagem de diversos grupos de produtos e gêneros tais como, Alimentos (Cereais, Conservas, Óleo, Bebidas e Latarias em geral), Perecíveis (Frigorificados e Refrigerados) e Não Alimentos (Bazar, Móveis em Geral, Eletrodomésticos, Confecções, Brinquedos, etc).
A atenção para com os clientes, fonte de diversos programas em uso atualmente, era ponto de honra do varejo. A organização e controle, apoiado em meios rudimentares de tecnologia da informação (CPD), exigia esforço redobrado de muito mais pessoas. Mais pessoas em atividades braçais e poucas se “dando ao luxo” de desenvolver projetos e planos. Meus antecessores na EletroRadioBraz eram fantásticos. Com o apoio de um desenhista/projetista minha missão era resolver assuntos e problemas que a equipe anterior havia colocado em desenvolvimento além dos novos temas e desafios que surgiram, principalmente na combinação de culturas de duas importantes empresas.
Só havia uma saída. Iniciado na trilha da Administração eu precisava ampliar minha visão e ação generalistas. Sempre atento a novas oportunidades na carreira, além de buscar resultados para os projetos que desenvolvia e implementava, tive que procurar cursos técnicos específicos, além de participação nos poucos seminários e eventos que se apresentavam.
Participei de diversos cursos, cujos monitores e professores deixo de citar seus nomes para evitar a omissão de algum nome. Temas como Organização de Almoxarifados, Custos de Transporte, Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais, Embalagem, MTM, entre outros, ocuparam muitas horas importantes para criar a base de conhecimento que está sendo útil em minha vida, como qualquer alicerce sustenta um edifício. Muitos destes cursos foram reapresentados em treinamento interno, reforçando minha assimilação de conhecimento. Muita coisa estava sendo criada. Muitas soluções dependiam de suporte técnico à criatividade. Só havia esta saída: buscar o conhecimento para evitar o “ achismo”.
Todos concordam que a importância do conhecimento é permanente. O exercício da criatividade nos acompanha por toda a vida. A combinação de Teoria e Prática é que permite ao homem conduzir a ciência ao estado da arte.
Hoje temos muita informação disponível. Desconfie de soluções simplistas, dos atalhos culturais, dos MBAs de qualquer nível, das facilidades. Procure viver a LOGÍSTICA de seu dia-a-dia, de sua geração, preparando-se para que o seu futuro possa ser promissor e te posicione acima da média de seus pares. A disponibilidade do conhecimento atualmente é global e depende também de relacionamentos. Crie as suas “vantagens competitivas pessoais”. Você é S/A e o teu sucesso dependerá muito de suas experiências globais e conhecimento adquirido!
C. B. Marra
Vantine Consulting
PONTO DE VISTA
CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO E A FUNÇÃO LOGÍSTICA DA ARMAZENAGEM
Na medida em que o número de linhas de produtos aumentou, tornou-se lógico separar a armazenagem das mercadorias industrializadas das atividades de transporte da fábrica. Não é eficiente, para vários produtos de utilidades, manter armazenagem e transporte de cada um e fazer praticamente transportes simultâneos para clientes similares.
O conceito de centros de distribuição concentra os pontos de estocagem em poucos armazéns de grande porte, com os pedidos de abastecimentos. Isto pressupõe transportes em grandes quantidades da fábrica para os centros regionais de distribuição, onde os pedidos são atendidos pelas localidades mais próximas ao consumidor. No passado, um armazém era definido como um lugar para guardar material. Hoje ele é uma parte integrante da política de fabricação e marketing, administração de materiais e planejamento financeiro.
A criação e a locação do produto devem ser reconhecidos como a manifestação física da política de marketing. O nível de sofisticação dos equipamentos e a criação de técnicas operacionais devem representar uma resposta direta para a Logística e os serviços de comércio ou instituição, sustentados pelos serviços de armazenagem.
O propósito fundamental de um armazém, é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que não tenham um fluxo linear contínuo de abastecimento. A redução dos custos de armazenagem pode ser baseada na eficiente integração entre práticas operacionais, administração de inventários, criação de embalagens, técnicas de movimentação de materiais, métodos de estocagem, processamento de pedidos, administração de tráfego e exportação/importação.
Estas atividades estão mutuamente integradas e seus efeitos agregados devem ser previstos para satisfazer ao mais alto nível de serviços aos clientes, ao custo mais baixo possível. Hoje, a Logística empresarial é um campo fascinante e em expansão, com potencial para alta administração. Para todos os efeitos, a prática moderna da Logística empresarial configura nova disciplina. Isto não significa que as atividades essenciais de transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos são novidades. Entretanto, foi só recentemente que uma filosofia integrativa esteve disponível para guiar seus passos.
DANIEL VANTINE
Vantine Consulting