14/04/2011 – 1981 – SISTEMATIZANDO O ABASTECIMENTO MECANIZADO DE HIPER E SUPERMERCADOS / JUST IN TIME E MRP NO CONTROLE DE ESTOQUE
VIVENDO A LOGÍSTICA
1981 – SISTEMATIZANDO O ABASTECIMENTO MECANIZADO DE HIPER E SUPERMERCADOS
O desafio da mecanização era enorme. A base da mudança foram carrinhos especiais denominados rolltainers, já utilizados na Europa, além dos paletes que contribuíam na racionalização do carregamento e do descarregamento quando as lojas possuíam docas, o que era raro. Paletes já eram utilizados, mas cada empresa detinha os seus com características e dimensões próprias, não permitindo intercâmbio. Voltando ao assunto da utilização de rolltainers na operação de distribuição física, o segundo passo foi padronizar caixas plásticas para conter produtos menores (Bazar, Mercearia, Frios, Carnes, Frutas, Legumes e Verduras). Dependendo do destino da carga, estas caixas podiam ser utilizadas sobre palete ou dentro de rolltainer.
Quando a quantidade de volumes era maior, a carga instável ou irregular passou a ser utilizado, o rack aramado, denominado palletainer, por seu fabricante pioneiro. Aí voltamos ao caminhão:
PONTO DE VISTA
JUST IN TIME E MRP NO CONTROLE DE ESTOQUE
A técnica de gestão Just in Time tem merecido, recentemente, grande destaque em todo o mundo, tendo em vista a grande necessidade de redução de custos como vantagem competitiva.
Muitos ainda imaginam que o sistema só se adapta a cultura japonesa, mas, hoje, muitos gerentes e acadêmicos, principalmente, que nela apostaram, já se convenceram de que a filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa. O sistema ataca as perdas de uma maneira geral, ataca o tempo de espera no suprimento, considera as preparações, métodos, ferramentas tamanho dos lotes, movimentação de materiais, procedimentos e muitas outras áreas para aumentar o fluxo de material pela produção e, com isto, mostra que o objetivo fundamental é a melhoria contínua do processo produtivo.
Hoje vive-se uma economia globalizada, a qual vem produzindo significativas mudanças na forma de condução dos negócios. A manutenção das margens de lucro em um ambiente de decisões complexas e, ao mesmo tempo, de respostas rápidas às demandas do mercado, tem sido o grande desafio dos negócios atualmente. Se, por um lado, a manutenção de grandes quantidades de estoque tem sido proibitiva, por outro, mudanças de última hora nos programas de produção podem levar a queda na qualidade do produto e significativos aumentos nos custos de produção.
Vem desse cenário a necessidade cada vez mais freqüente de reciclar e buscar por novas técnicas, novas tendências. Vamos buscá-las.
DANIEL VANTINE
Vantine Logistics Solutions