VIVENDO A LOGÍSTICA

VIAGEM TÉCNICA À  EUROPA

Em 1º de outubro de 1991, logo na seqüência da Conferência CLM´91, dei continuidade ao roteiro de visitas técnicas, bem como a alguns contatos na Europa, a fim de estabelecer parcerias e buscar o alinhamento técnico e conceitual com a logística nos Estados Unidos e na Europa.

Em viagem direta a Miami e Londres, aluguei um carro (foi difícil a adaptação com a direção investida) e, depois de 4 horas na pequena cidade de CORBY, no norte da Inglaterra,conheci o sr. Horsley, Diretor Geral do ILDMInstitute Logistics Distribuition Management, atualmente denominada ILInstitute of Logistics. Depois de longa conversa, tornei-me associado da entidade e pude observar novamente que a evolução da logística na Europa estava mais próxima da realidade brasileira, principalmente no tocante ao sistema de armazenagem e ao gerenciamento do transporte (daí que eu tive a primeira inspiração para a criação do VUC – Veículo Urbano de Carga). Ainda por indicação do sr. Horsley, tive a oportunidade de estabelecer o primeiro contato com o maior mestre acadêmico da Inglaterra, ProfessorDr. Martins Christopher, autor do livro “Distribuição Comercial”, editado em 1973, no qual fiz meus primeiros estudos, no início da minha carreira, na General Motors.

(continua na próxima edição)

J.G. Vantine


PONTO DE VISTA

AS ELEIÇÕES E A LOGÍSTICA

Uns dos principais pilares da democracia é a “LIBERDADE DE IMPRENSA”. Liberdade esta que permite ao cidadão tomar conhecimento de todos os fatos relacionados com seus “direitos e deveres”.

Desde o início de 2005, mais do que nunca na História brasileira, temos assistido a um festival de fatos relacionados com a corrupção, e a falcatrua política, amplamente noticiados pela imprensa – e, sem fazer juízo de valores, todos estão relacionados com o Partido dos trabalhadores e o Presidente atual.

Ademais, temos assistido ao maior show de hipocrisia, mentiras, típicos de comportamentos de Terceiro Mundo. Assiste-se a um elevado grau de revolta da sociedade, excluindo-se aquela parcela que procura se manter pobre para receber o “bolsa-família”.

Além deste pensamento de cidadão, avalio que este atual governo NADA FEZ PELA LOGISTICA. Como nas demais áreas, foi um “enganador”. Seu maior programa foi o “tapa-buraco”, que, segundo analistas da imprensa, serviu para tapar os buracos das receitas espúrias do extinto mensalão.

Não obstante o discurso e o esforço do Ministro Furlam, que dedicou esses 4 anos a ser um “caixeiro viajante”, visando ampliar as exportações, sem dar nenhuma atenção ao mercado nacional, o Governo atual não executou nenhuma obra relevante, principalmente na infra-estrutura rodoviária e portuária, NÃO EXECUTOU NENHUM PLANO DE AÇÃO, NEM TÁTICO E NEM ESTRATÉGICO.

Senão pelo comportamento, fatos e atitudes relacionados com escândalos de corrupção, pelo menos na questão de investimento em LOGÍSTICA, o Presidente Lula será registrado na História como “o pai da Logística Inversa”. Aquele que, confundindo o governo com o partido, procurou alinhamento internacional com países pobres, invertendo a direção do mundo em desenvolvimento, como China, Rússia e Índia.

Cidadão que teve uma história de liderança sindical, mas ficará registrado na História como aquele que deu os piores exemplos para a formação ética e moral da juventude contemporânea.

J. G. Vantine.

 IMAGEM