VIVENDO A LOGÍSTICA

A INDÚSTRIA DE EMBALAGEM DE VIDRO ADOTA O PBR

Já com quase 2 anos do lançamento do PBR, a partir da iniciativa da Cola-Cola (Associação Brasileira dos Fabricantes e Distribuidores da Coca-Cola) e da Brahma(Sindicato Nacional das Indústrias de Cerveja) propondo a adoção do palete padrão na discussão sobre a distribuição de bebidas, iniciamos amplo debate sobre a adequação das embalagens PET e da embalagem de lata.

Foram analisados todos os processos produtivos, desde a indústria de embalagem e seus sistemas automatizados de manufatura, passando pelas indústrias de bebidas, incluindo os sistemas mecanizados de embase, até o ponto de venda.

Houve a necessidade de ampla reestruturação, principalmente do processo produtivo, tendo em vista que a dimensão do PBR seria diferente do palete em utilização (na verdade, nem havia padrões, até porque cada indústria utilizava uma dimensão de palete).

Naquela oportunidade, após longos e amplos debates técnicos, o CPP resolveu criar um segundo padrão,denominado PBR-II, especialmente para a distribuição de bebidas em embalagem de vidro e PET. Este PBR-IIfoi projetado para ser utilizado apenas no ciclo fábrica-distribuidor-caminhão de entrega, pois não havia necessidade de entrega do palete no ponto de venda, uma vez que as grandes redes de supermercado não iriam utilizar o PBR-II no ponto de venda (já em 1991 essas empresas não estavam comercializando embalagem de vidro nos supermercados).

Dessa forma, a ATIBIAV – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro realizou o evento denominado “Latim Vidro 91”, no período de 18 a 21 de novembro de 1991, no qual apresentei a palestra A UTILIZAÇÃO DO PALETE PADRÃO PARA A RACIONALIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA E MODULAÇÃO DE EMBALAGENS.

<Veja a programação na integra>

J.G. Vantine


PONTO DE VISTA

PNLT – O FUTURO BEM DESENHADO

Você já ouviu falar na sigla PNLT? Não?! Se não ouviu, eu digo a você o que significa: Plano Nacional de Logística e Transportes. Por trás dessa sigla, tem muito mais informação para você. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério dos Transportes e do Ministério da Defesa, que fizeram um amplo e profundo levantamento, durante este ano de 2006, das demandas origens e destinos com posicionamento geo-referenciado, do que vai acontecer com o Brasil na produção agrícola, na produção pecuária e na produção industrial nos próximos 15 anos.

A partir desse levantamento de demanda, o Ministério dos Transportes, através de um querido amigo meu de longa data, Dr.Marcelo Perrupato, viajou o Brasil inteiro e abriu espaço para que toda a sociedade organizada – empresários, meios de comunicação –, enfim, para que todos pudessem dar uma parcela de contribuição. Nos próximos dias, provavelmente teremos a consolidação desse plano, que será detalhado a partir de janeiro. E você não deve deixar de prestar atenção: entrando no site doMinistério dos Transportes (ww.transportes.gov.br),acesse o PNLT. Isso vai ser muito importante para você, porque, a partir do plano, vão ser direcionados os investimentos de governo em investimento privado em infra-estrutura nos próximos anos. Isso não acontece sabe há quanto tempo? Há quase 30 anos. Agora rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, enfim, tudo estará dentro de uma diretriz única, na visão estratégica que será um programa de Estado, e não um programa de Governo. Fique atento!

J.G.Vantine