24/08/2006 – A LOGÍSTICA E O SERVIÇO AO CLIENTE / BIODIESEL: CUSTO LOGÍSTICO
VIVENDO A LOGÍSTICA
A LOGÍSTICA E O SERVIÇO AO CLIENTE
A partir de 1986, quando o então CLM – Council of Logistics Management estabeleceu a definição para a logística integrada, e depois, em 1988, quando agregou as atividades de customer service a esta definição, aLOGÍSTICA levantou o vôo para a esfera mais estratégica no mundo dos negócios, e osREQUERIMENTOS DOS CLIENTES,tradicionalmente de responsabilidade do Marketing, passaram a ser também da Logística.
A expressão SERVIÇO AO CLIENTE, ainda hoje mal compreendida, começou a ser empregada e a ser debatida aqui no Brasil no início dos anos 90. Veja, a respeito, o artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo do dia 24/08/91, clicando no link abaixo.
Esta atividade da logística está atrelada àSATISFAÇÃO DOS CLIENTES, e por isso recomendo que o profissional de logística busque como fonte de aprendizado o nosso livro ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA, no qual poderá ver e analisar a metodologia desenvolvida pelo nosso parceiro Prof. Dr. Douglas Lambert, PHD.
Matéria : A Logística e o serviço ao cliente
J. G. Vantine
PONTO DE VISTA
BIODIESEL: CUSTO LOGÍSTICO
Uma das áreas em que o Brasil se destaca no mundo todo é a área de energia alternativa. Vimos o que aconteceu com o álcool, com o qual o Brasil teve muito sucesso. Agora nós estamos vendo o surgimento do BIODIESEL, embora, nesse momento, haja um pouco de conotação política para campanha eleitoral. Porém o BIODIESEL é realmente um combustível do futuro, que deverá trazer muitos benefícios, acredito eu, para o TRANSPORTE e, logicamente, para a LOGÍSTICA.
Se você analisa uma planilha de fretes, ela se compõe de dois macros grupos, um de custo fixo e outro decusto variável. No custo variável, certamente o que tem mais impacto é o combustível ou o óleo diesel, predominantemente utilizado no transporte no Brasil.
Chamo a atenção das entidades das empresas do setor e de você, profissional de logística, para começar a fazer uma certa pressão em cima dos setores produtores, para que nós possamos trazer o BIODIESEL para uma discussão de redução de custos de transporte, porque essa redução de custo no transporte certamente trará os benefícios que nós esperamos. Ainda não há informações ou dados concretos sobre a produtividade energética do BIODIESEL, pelo menos não se tornaram públicos ainda, nem são comuns nos debates nas esferas dos ambientes de logística de que nós participamos, mas certamente haverá uma discussão sobre esse aspecto, por ser um combustível múltiplo, um combustível de origem de mistura vegetal. Acreditamos que ele tenha um custo menor e que possivelmente traga um rendimento maior do que o diesel convencional. Enfim, deverá trazer bastante benefício. Analise bem o BIODIESEL e a LOGÍSTICA para o próximo ano.
J.G.Vantine