24/09/2007 – O BENCHMARKING E A HISTORIA DA LOGÍSTICA / LOGÍSTICA: O CAOS ANUNCIADO
VIVENDO A LOGÍSTICA
O BENCHMARKING E A HISTORIA DA LOGÍSTICA
Na segunda metade da década de 80 o rumo caminhava para a globalização que seria implementada no início dos anos 90. As mega empresas americanas mantinham seu modelo tradicional de gestão, mas já começavam a sentir forte pressão principalmente pelas indústrias japonesas (o maior exemplo foi a Toyota). A XEROX CORPORATION, sentindo o agravamento da situação das altas concorrências das copiadoras japonesas, procurou reagir, e como conseqüência foi responsável por criar o termo, o conceito e a metodologia do “BENCHMARKING”. Concebido originalmente para identificar as razões da qualidade das máquinas japonesas com preço abaixo de 50% das suas próprias. Rapidamente o conceito de “Benchmarking” se transformou em livro (Benchmarking, Robert C.Camp) e se espalhou por outras áreas da administração empresarial. E uma das primeiras foi a LOGÍSTICA.
A XEROX DO BRASIL no início dos anos 90, convidou a VANTINE para formatar uma parceria e criar um grupo de estudos de “Benchmarking” na área de Distribuição aqui no Brasil. Assim foi que numa manhã, o Gastão e o Luis Carlos pela XEROX, eu e a Sandra pela VANTINE, num café da manhã no Hotel Della Volpe na Rua Frei Caneca, concretizamos a parceria.
Montei um regulamento interno, porque pela primeira vez no mundo seria feito um grupo multisetorial de “Benchmarking”, e convidei 26 empresas e ali nasceu uma longa relação que durou cerca de oito anos. Através de reuniões mensais, estabelecemos uma metodologia altamente técnica para criar um indicador de uso comum pelas empresas e a partir daí criando um algoritmo matemático transformando osCUSTOS DE TRANSPORTE / FATURAMENTO LÍQUIDO, e utilizando isso na base 100 (para permitir a comparação, por exemplo, de uma IBM com uma SHELL, XEROX ou com PÃO DE AÇUCAR. Empresas com grandes variações na modelagem de distribuição).
E para contar um pouco desta história, veja no link abaixo matéria publicada na edição nº 21 da Revista “Logística Moderna”.
Logística Moderna – Edição nº 21
J.G. Vantine.
PONTO DE VISTA
LOGÍSTICA: O CAOS ANUNCIADO
A expressão “Apagão Logístico”, feliz criação do meu amigo Geraldo Vianna, Diretor-Presidente da NTC&Logística, já tem mais de três anos. Nada mudou, nada aconteceu. Na minha percepção estamos agora no estágio mais avançado da enfermidade: O CAOS. Não apenas me refiro ao caos relacionado com o trânsito, as estradas, os portos, e nem mesmo somente ao caos aéreo. Faço referência especialmente ao CAOS POLÍTICO muito bem conduzido pelo Governo Federal liderado pelo malabarista falastrão e ilusionista Presidente Lula (aquele que não vê, não sabe de nada, configurando uma das maiores mentiras que o brasileiro já conheceu). Se realmente isso é verdade, é recomendável que o cidadão Lula passe por um profundo “check-up”, pois este é o sintoma mais evidente de uma enfermidade conhecida como autismo (autista é a pessoa que vive um mundo paralelo com imagens e fatos próprios isolados a realidade ambiental em que vive).
E qual a relação do CAOS com a Logística? É simples, o Presidente Lula inventou a sigla PAC (me recordo de uma figura humorística que usava o jargão “Pá de cá, pá de lá”), configurando um conjunto de obras muitas delas já existentes, e que até agora não conseguimos enxergar qualquer concretização. Sabemos sim, que a artimanha política do Presidente Lula e seus companheiros de poder conseguiram dominar o Congresso Nacional (isso mesmo!), dominar através de chantagens, permutas, e compra de congressistas inescrupulosos e desonestos. E através desse domínio conseguiram colocar num “liquidificador” assuntos totalmente independentes: caso Renan, CPMF, PAC, etc. Ainda nesta semana, o TCU – Tribunal de Contas da União reprovou as contas relacionadas aos 29 projetos contidos no PAC, e esse assunto está sendo também conduzido para o “liquidificador”. Portanto, o caos anunciado, não é só da Logística e nem da infra-estrutura, é a maior criatura da estratégia do Governo que no paralelo acaricia os pobres com a bolsa-família, e alicia banqueiros e mega empresários com promessas de grandes negócios, e no meio do sanduíche a classe media empresarial esperneia com uma voz que não encontra guarida nem mesmo dos políticos da oposição.
Quase toda semana, uma entidade ou universidade publica aquilo que todos nós sabemos sobre a infra-estrutura Logística e os elevados custos da ineficiência operacional dos transportes. A última foi nesta semana divulgada pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos.
J.G. Vantine.