31/08/2005 – SISTEMA LOGÍSTICO -TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA / A PERSONALIZAÇÃO DO SERVIÇO
VIVENDO A LOGÍSTICA
SISTEMA LOGÍSTICO –TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA
Durante muito tempo, logística foi confundida, no Brasil, com distribuição física . Apenas agora começa a tomar suas dimensões reais. Não restam dúvidas, porém que conquistou um espaço significativo nos últimos anos. A tendência pode ser medida pelo aumento no número de empresas usuárias e fornecedoras do sistema – sejam elas fabricantes de equipamentos, consultorias ou prestadoras de serviços .
Essa distorção de enfoque, porém é compreensível. No passado, os desenvolvimentos mais notáveis da logística relacionavam-se com o transporte. A ênfase dada a esse segmento era análoga à destinada, às operações de produção e distribuição. Apenas com o desenvolvimento tecnológico – que permitiu a introdução de modificações técnicas nos projetos – a concepção plena do sistema começou a se popularizar.
Continuamos na próxima edição!
PONTO DE VISTA
A PERSONALIZAÇÃO DO SERVIÇO
A importância das ações pessoais no serviço é cada vez mais evidente, à medida que se desenvolve a oferta de serviços, essencialmente serviços, ou se agrega ao comércio, algum tipo de serviço complementar, aquele “algo mais”, “plus”, etc.
Encantar o cliente, mais que um objetivo, é uma determinação e que nem sempre é conseguida sem a interferência de pessoas. Quando recebemos algum brinde ou em algum lugar nos é oferecido o cafezinho que costumamos tomar, tendemos a associar estas deferências ao sistema DBM (“software”) que a empresa adota.
No ambiente interno da empresa, as pessoas que encantam são as que têm reais oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional . Não é comum incentivar pessoas apenas pelo seu potencial; sempre são avaliadas e incentivadas também pelos seus resultados.
Nas relações com o cliente, considere o serviço de um “ call center ”: Altamente padronizado, reflete a condição da empresa estar disposta a ouvir o cliente, mas nem sempre podemos concluir que esta empresa tem a determinação real de prestar um serviço, seja de apoio ou de pós-venda. Geralmente não percebemos que haja espaço para ações das pessoas. As reações são mecânicas e a voz, mesmo humana, soa com tom eletrônico.
Nos esportes é notório o empenho pessoal. Mesmo considerando um elenco de “estrelas”, ou “galácticos”, as pessoas fazem a diferença. Temos o exemplo do Robinho no Real Madrid. Encantou com sua arte, usando o mesmo espaço em campo, do jogador que substituiu, mas influindo no resultado, além do espetáculo. Encantou!
Logística é um serviço. Depende de pessoas e de ações pessoais para fazer a diferença sem acrescentar custo.
Pratique o auto treinamento, incentive seus colegas e parceiros, desenvolva equipes e FAÇA A DIFERENÇA!!! Seus clientes certamente perceberão .
CB Marra