22/03/2012 – AUDITLOG PARA MELHORIA CONTINUA DE DESEMPENHO / E-LOGÍSTICA
VIVENDO A LOGÍSTICA
AUDITLOG PARA MELHORIA CONTINUA DE DESEMPENHO
J.G. Vantine fala sobre auditoria logística, aplicada às operações e os processos logísticos relacionado a performance das empresas
J. G. VANTINE
Vantine Logistics Solutions
PONTO DE VISTA
E-LOGÍSTICA
As empresas estão se defrontando com um “novo” mercado em expansão, o e-commerce. Nos dias atuais em que o tempo é escasso, principalmente nas grandes metrópoles, com o problema da mobilidade urbana, os consumidores procuram cada vez mais comodidade na hora de comprar. A internet se tornou o mais novo e fácil canal de comunicação e comercialização que a nossa sociedade pode ter. Empresas nem imaginavam o quanto isto seria procurado pelo consumidor, onde desta forma teriam de passar por um processo de reestruturação para atender esta irreversível demanda. Como nosso foco é na logística, gostaria de tratá-lo com ênfase neste texto. O termo e-logística é utilizado no comércio eletrônico, sendo definido como componente essencial do e-commerce, que compreende a cadeia logística da seguinte forma: – Recebimento e preparação dos produtos; Para se ter eficácia nas operações acima, o rastreamento de pedidos deve ser acompanhado e controlado. Lembrando que o cliente deve possuir informações disponíveis para consulta em tempo real sobre o produto comprado. Fonte: e-bit Se os gestores da organização verificarem ineficiência na Logistica em função do aumento do número de vendas neste novo canal, ou mesmo aumento nos custos que não conseguem controlar, a mesma pode terceirizar a atividade. Através de grandes players que vêm se especializando cada vez mais neste mercado a nova parceria pode trazer inúmeros benefícios como: – Redução de custos; Uma empresa que pretende entrar neste mercado, ou mesmo se manter nele, o desafio é grande. Porém, com a devida experiência que pode ser adquirida através de benchmarking no setor, cases de sucesso e/ou na contratação de consultorias especializadas nesta atividade, pode-se chegar ao sucesso e desfrutar de um mercado com crescimento exponencial conforme elucidado no gráfico a seguir: Conforme dados do e-bit divulgados no dia 13 de março, o mercado do e-commerce crescerá em 2012, 25% em relação a 2011. A Logística pode trazer enormes benefícios para as empresas, realmente sendo um diferencial competitivo, porém quando ineficiente pode também trazer grandes problemas, como no caso da matéria que saiu na Revista Exame em relação a B2W. A empresa, detentora das marcas Fast Shop, Americanas.com e Submarino, foi multada em R$ 1,7 milhões e suspendida de operarem por 72 horas, acarretando em enormes prejuízos – isto por causa de reclamações junto ao Procon. Prometer entrega eficiente ao cliente pode ser fácil, difícil mesmo e cumprir…A Logística pode ajudar!!!! “Use a Logística para aumentar suas vendas”. GILBERTO MOREIRA |