VIVENDO A LOGÍSTICA

PNLT – PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTE

Concebido pelo Ministério de Transportes entre 2005 e 2006, tendo como responsável técnico e coordenador o nosso amigo e competente Dr. Marcelo Perrupato, PNLT é um projeto estruturante com base de dados geo-referenciados, direcionado ao planejamento da infra-estrutura de transportes considerando-se os vetores de crescimento e desenvolvimento da economia, de população e do consumo tanto do território nacional como do mercado internacional.

Esse projeto está embasado no conceito de nexo político puro, ou seja, estabelece estratégia e diretrizes sendo, PROGRAMA DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO, que deve levar em conta também a integração terrestre do Brasil com os demais países da América Latina.

Produzido pelo CENTRAN – Centro de Excelência em Engenharia de Transportes, sempre com a competente condução do Marcelo, foram realizados nove workshops regionais sendo que esse é um projeto dinâmico e de contínua atualização.

Pela minha experiência de 20 anos com a Logística do Amazonas e região Norte do país, tive a honra de desenvolver e apresentar no dia 03 de julho de 2006 em Manaus o Plano de Ação da Região Norte Ocidental a ser incluído no PNLT, em nome da Federação e do Cento das Indústrias do Estado do Amazonas.

Por ser um projeto de grande envergadura e muito pouco conhecido por aqueles que atuam no setor da Logística entendo que o PNLT é um marco significativo na história da Logística do Brasil, e por isso coloco-a para sua leitura e eventual comentário a íntegra desse material.

Confira!

JG VANTINE


PONTO DE VISTA

A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE!

É inegável que o governo do nosso atual presidente Luis Inácio Lula da Silva não foi sem importância para o país. Vale ressaltar que os últimos 8 anos de cadeira do Presidente foram auxiliados por favoráveis conjunturas econômicas internacionais, sendo apenas prejudicado pela forte crise mundial no ano de 2009 que ainda traz reflexos. Porém, o Brasil aparentemente se disciplinou com uma política fiscal e monetária sólidas, o que serviu de barreira contra eventualidades como em relação à crise iniciada pelos bancos americanos que afetou as “inatingíveis” economias do globo. Atingimos um bom patamar de recursos advindos de investimentos internacionais trazidos pelo tão sonhado“investment grade”, que significa grau de investimento, divulgados por agências internacionais como Fitch, Standard & Poors e a Moodys. O mesmo demonstra faixas atribuídas aos países que de acordo com relações de dívida, PIB, fatores econômicos e macroeconômicos podem servir se chegado este grau, dinheiro externo. O presente governo denominado de “esquerda” não apenas se beneficiou de conjunturas improváveis, mas também de sua atitude de procurar estabelecer uma relação “parceria” com políticas adotadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Podemos observar por este caso que a importância de se dar CONTINUIDADE ao que está dando certo é muito importante para o andar da roda da economia, porém sabemos que muito poderia ser feito pelo país, que se perdeu durante estes anos. O PAC, por exemplo, antagonicamente desacelerado, investiu míseros 60% em relação ao anunciado. Planos essenciais para infra-estrutura portuária e malhas viárias foram mais uma vez deixados para segundo plano. Devemos nos prevenir que este tipo de continuidade não volte a acontecer. Estamos em um ano de grande importância para tratarmos deste tema, uma vez que temos eleições. A candidatura de Dilma Roussef anunciada com ar de disputa para a sede das olimpíadas, uma vez que Lula já comentou publicamente que é o “maior projeto de sua vida”, nos faz pensar que erros do passado possam voltar a ocorrer. Porém, não podemos culpá-lo, afinal o único e definido objetivo de qualquer político é se reeleger.

Mas sou otimista.

Correu a notícia em 26 de fevereiro, a qual li no site da NTC & Logística , que Dilma, até então ministra-chefe da Casa Civil, se reuniu com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir questões referentes ao sistema de armazenagem de grãos do país o qual estão procurando integrar armazenagem com seu escoamento. A mesma reunião envolveu Ministério dos Transportes e Secretaria Especial de Portos que ficaram de apresentar as possibilidades que cada um deles tem para integrar de forma mais eficiente a rede de escoamento de grãos. O tema chamou minha atenção como algo positivo, porém, independente de quem assuma as rédeas brasileiras no âmbito político, que os PLANOS sejam seguidos e CONTINUADOS, pois de acordo com o primeiro ministro do Reino Unido (século XIX), Benjamin Disraeli, “O segredo do sucesso é a constância do propósito”.

Gilberto Moreira
VANTINE SOLUTIONS

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