13/01/2010 – PBR/CPP: NOVAS REGRAS / PEDÁGIO URBANO?!
VIVENDO A LOGÍSTICA
PBR/CPP: NOVAS REGRAS
Quem vem acompanhando a história da Logística em nosso site, certamente conhece a história da criação do PBR, bem como, do órgão gestor CPP (Comitê Permanente de Paletização). A ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, em seu boletim “ABRAS ONLINE” publicou as mudanças determinadas pelo então presidente João Carlos Oliveira, cabendo a J.G. Vantine, como criador e coordenador do CPP, introduzir novas regras para a manutenção do controle de qualidades dos Paletes PBR (em dezembro de 2003, já estimávamos 10 milhões de unidades em circulação), bem como, inibir o crescimento daquele que denominamos Palete Pirata.
Você pode conhecer mais informações em nosso site (www.vantine.com.br) ou digitando no Google: PALETE PBR.
JG VANTINE
PONTO DE VISTA
PEDÁGIO URBANO?!
Congestionamentos intermináveis são mais do que corriqueiros nas notícias e no dia a dia do paulistano. A aplicação do pedágio urbano em São Paulo já é assunto em pauta, se tornando cada vez mais interessante para a situação da cidade. Podemos citar como exemplo o pedágio construído no Km 18 da Castelo Branco, que traz novas perspectivas para o deslocamento de veículos no local, tirando quem sabe, o jargão de “vilões do trânsito” utilizado para os caminhões, tão importantes para o abastecimento e distribuição de produtos e que podem ser beneficiados pela medida.
Os investimentos que vêm sendo realizados em metrôs ainda parecem insuficientes para conter o avanço dos licenciamentos de veículos, sendo muito bem vindo alternativas para conterem sua circulação. Novas perspectivas podem surgir com estes tipos de medida para a mobilidade urbana da cidade, principalmente por tratarmos da legitimidade da cobrança, ou seja, “só paga quem usa”.
Pedágio a principio, por se tratar de uma cobrança pode ser visto como mais uma arrecadação do Governo, porém, ao vermos pesquisas como da CNT – Confederação Nacional dos Transportes, mostrando que as dez melhores rodovias do país estão no estado de São Paulo, podemos observar que o benefício existe. Países como a França, entre outros da Europa já empregam o pedágio urbano, como por exemplo no centro de Paris.
O que devemos é realmente saber discutir o preço a ser cobrado, vez que, o valor é imensurável.
Gilberto Moreira
VANTINE SOLUTIONS