VIVENDO A LOGÍSTICA

DEZEMBRO 2003: TENDÊNCIA DA LOGÍSTICA PARA 2004

O LOGISTRENDS, evento tradicional de final de ano promovido pela VANTINE, um misto de confraternização e análise de setor, sempre apresenta as tendências para o ano seguinte levando em conta aspectos econômicos, políticos, técnicos e gerenciais. Veja no link a nossa previsão para 2004, ressaltando que, estamos no final de 2009.

Acesse o link da palestra

JG VANTINE


PONTO DE VISTA

COP – 15: Frustração em Copenhague estimula a ECOLOGÍSTICA

Na semana passada ocorreu em Copenhague a COP 15, que tinha como objetivo principal firmar um acordo mundial para redução da emissão de CO2. No decorrer do evento, notou-se que a maioria dos países como EUA e China, ficaram reativos as ações de outros países, ou seja, nenhum acordo foi firmado para redução de CO2, o qual seria um grande passo para o crescimento sustentável mundial.

O Brasil por sua vez tentará financiar todas as ações que planejou para atender a meta de redução de emissão de CO2, mesmo sem recursos externos, segundo o presidente Lula “Nós vamos manter e cumprir nossas metas. Vamos gastar cerca de R$ 16 bilhões por ano para fazer esse esforço”.

Um dos maiores encontros diplomáticos de todos os tempos realizado em Copenhague resultou apenas uma carta de intenção, algo muito preocupante para nosso planeta. O próximo encontro já tem data marcada, será em Dezembro de 2010 na Cidade do México, mas nosso planeta não pode esperar, os governantes mundiais devem parar com a hipocrisia, pois é muito fácil fazer um discurso e ser aplaudido, o difícil é começar a se preocupar mais com o assunto tomando ações concretas para melhoria do meio ambiente.

Os governantes mundiais não estão tratando o assunto com a seriedade devida, sendo assim não é possível esperar ações somente dos governos para melhoria do meio ambiente, pois a situação do nosso planeta está cada vez mais crítica. O planeta está aquecendo, nossa reserva de água potável está diminuindo, a população aumentando, enquanto isso a grande maioria das empresas continuam visando apenas à lucratividade.

Esse cenário abre caminho para a ECOLOGÍSTICA, que está sendo criada pela Vantine Solutions, com foco na “Logística Verde”, ou seja, ações que possam contribuir para redução de CO2, como por exemplo, melhorar o planejamento das rotas e otimização de carga. Mas a ECOLOGÍSTICA não está voltada somente para redução de CO2, é possível criar novos modelos de reciclagem de produtos, embalagens e outros materiais.

No entanto, não depende da logística solucionar todos os problemas do meio ambiente, depende do comprometimento de todos para melhorar a situação do nosso planeta, antes que seja tarde demais.

Anderson Heber
VANTINE SOLUTIONS

IMAGEM