11/11/2009 – ESTRATÉGIA MILITAR É A ARMA DA INDÚSTRIA PARA A REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS / “ATACAREJO” EM CRESCIMENTO
VIVENDO A LOGÍSTICA
ESTRATÉGIA MILITAR É A ARMA DA INDÚSTRIA PARA A REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS
Do Campo de BATALHA para os NEGÓCIOS
Em outubro de 2002, no artigo publicado pela Gazeta Mercantil, JG Vantine alerta de forma incisiva o que o próprio tema, demonstra. Se ler abaixo o inicio de seu artigo, poderá imaginar que ele é atual, mas é, mas escrito, registrado e publicado em outubro-2002.
“Logística tem como missão colocar o produto certo no lugar certo, no momento que o cliente deseja e pelo preço que ele (cliente) quer pagar”, é a definição pragmática que o consultor José Geraldo Vantine costuma dar à atividade que tem suas raízes no setor industrial, mais especificamente no sistema “just in time” implantado pela japonesa Toyota, nos anos 60.
Importante, atual, conceitual, sempre pioneiro. Vale a pena ler o artigo!
Link: Clique aqui para ler o artigo.
PONTO DE VISTA
“ATACAREJO” EM CRESCIMENTO
Contra foco de vender somente para consumidor final ou em sua maior percentagem, grandes redes de supermercados vem investindo em lojas classificadas como “ATACAREJO” ou “AUTO-SERVIÇOS”, da qual, trata-se de lojas com estrutura simples, sem luxos, com intuito de atender principalmente revendedores e famílias da classe “C”, “D” e “E”; onde 80% dos seus produtos estão estocados na área de venda. Este formato chama-se cash & carry, é a modalidade mais crescente no País.
O cash & carry passa por grandes modificações hoje, ocupando cada vez mais um espaço na Cadeia de Suprimentos. O “ATACAREJO” é uma tendência que tem agradado todos dos consumidores que buscam preço baixo, o que é uma característica do atacado; oferecendo menos serviços, como exemplo serviço de padaria e empacotadores, para garantir menores custos.
Do ponto de vista da Logística – o crescimento do poder aquisitivo em evolução por parte das classes “C”, “D” e “E” – atender tal demanda crescente requer além da estrutura de abastecimento, uma boa gestão, a fim de buscar atrativos para os clientes tão disputados neste mercado.
A disputa é saudável, contribuí para o crescimento técnico logístico, com as empresas reavaliando seu modo de Gestão, Planejando Estrategicamente dentro deste mercado, adequando a realidade com a visão de que o futuro poderá ser diferente, pois no presente já está comparado a um passado curto.
Tiago Luna
VANTINE SOLUTIONS