28/10/2009 – LOGISPOINT MANAUS – OUT/2001 / PAC X MÁQUINA DA FISCALIZAÇÃO
VIVENDO A LOGÍSTICA
LOGISPOINT MANAUS – OUT/2001
Pela 1ª vez realizamos o LOGISPOINT – O PONTO DE ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA em Manaus-AM, onde apresentei o tema “Estratégia para Criar Agilidade em Supply Chain”, para um público de cerca de 150 participantes a maioria profissional do Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus.
Procurei aguçar os presentes com esse tema mesmo sabendo que tratava-se de um conjunto de conceitos relativamente novos, inclusive para as empresa de São Paulo, e meu objetivo foi mostrar que logística é uma ciência integrante e importante da cadeia de abastecimento (Supply Chain), e que mesmo estando na região Amazônica e sendo o pólo eminente produtivo, era necessário a visão entre:
PONTO DE VISTA
PAC X MÁQUINA DA FISCALIZAÇÃO
No último dia 23 de Outubro, o Brasil presenciou mais uma declaração do nosso Presidente Lula sobre o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), desta vez fez questão de atacar os órgãos de fiscalização, que segundo ele estão travando o Brasil.
Há alguns anos foi desenvolvido no Brasil o PNLT (Plano Nacional de Logística e Transporte), onde algumas obras que foram inseridas no atual PAC, como o próprio nome indica, o PAC deveria ser um Plano de Aceleração, infelizmente não é isso que estamos precisando, essas obras são vitais para melhorar a qualidade de nossas Ferrovias, Rodovias, Portos e Aeroportos, bem como a qualidade de vida da nossa população.
O país possui grandes verbas para execução das obras do PAC, e grandes problemas com a utilização correta dessas verbas, bem como nossos problemas ambientais. Mas como garantir obras que respeitem o meio ambiente e não ocorra a má utilização do dinheiro público?
Para isso servem os órgãos de fiscalização, é lamentável presenciarmos a paralisação de obras públicas por irregularidades financeiras. Realmente o Brasil não pode ser travado por órgãos de fiscalização, mas se houver a suspeita de irregularidades, essas obras devem ser paralisadas, pois um país com a grandeza do Brasil não pode permitir que sejam feitas obras que tenham irregularidades.
Estamos no caminho certo para o crescimento sustentável, mas precisamos melhorar a agilidade dessas fiscalizações, para que assim o PAC realmente possa contribuir para o crescimento do nosso país e não se torne mais um plano para ser utilizado nas campanhas eleitorais de 2010. Caso isso não aconteça, continuaremos presenciando fatos vergonhosos em relação ao Plano de Aceleração de crescimento do nosso país.
Heber Marra
VANTINE SOLUTIONS