22/02/2007 – SISTEMA LOGÍSTICO / LOGÍSTICA NO PAÍS DO CARNAVAL
VIVENDO A LOGÍSTICA
SISTEMA LOGÍSTICO
Em 1992 publiquei uma série seqüencial de artigos sobre o tema SISTEMA LOGÍSTICO, no jornal do Estado de São Paulo.
A partir desta edição, você terá oportunidade de ter a cada semana um artigo, e ao final terá a coletânea completa.
J.G. Vantine.
PONTO DE VISTA
LOGÍSTICA NO PAÍS DO CARNAVAL
Grande parte dos brasileiros sempre comenta até mesmo em tom pejorativo que “o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval”. Eu não concordo! Pode até ser alguma coisa ligada com o passado, senão vejamos:
- Desde que o Brasil entrou no mercado competitivo internacional, passou a entender que o comércio e a logística não possuem fronteira e nem calendário;
- Todos os países que possuem feriado não são mais e nem menos do que no Brasil, e muitos deles também correspondem às festas populares;
- Uma festa popular como o Carnaval movimenta milhões de reais e gera milhares de empregos, isso fora a entrada de milhões de dólares de turistas internacionais.
Para nós de Logística, o Carnaval corresponde a um dos mais importantes picos de vendas para uma grande quantidade de produtos, exigindo eficácia na produção, na armazenagem e na distribuição para abastecer os milhões de consumidores em todo território nacional.
E se quisermos fazer uma alusão À LOGISTICA DO CARNAVAL, faça uma reflexão sobre a montagem inicial até o desfile de uma escola de samba da magnitude das cariocas e paulistas.
Carnaval não é somente uma festa, é um evento popular que exige demanda e logística eficaz.
J. G. Vantine.
Veja matéria publicada no Jornal Gazeta Mercantil