VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA SERÁ ARMA PODEROSA DA DÉCADA

Em artigo da minha autoria publicada noJornal “O Estado de São Paulo” em 20/02/90, eu já defendia a logística como grande diferencial competitivo, o que acabou se concretizando na Evolução ocorrida mais tarde.

LEIA E REFLITA O ARTIGO ACESSANDO O LINK ABAIXO.

Logística será arma poderosa da década.

J.G.VANTINE


PONTO DE VISTA

REVOLUÇÃO DOS MARES

Na edição passada, defendemos a tese de que os órgãos competentes do Governo Federal têm como obrigação criar umPLANO ESTRATÉGICO DE POLÍTICA PORTUÁRIA, para inserir o nosso País na atual visão global das Companhias Marítimas. Até poucos anos atrás, o transporte marítimo estava balizado em navios porta-container denominadosPANAMAX (com dimensões e peso suficientes para a travessia do Canal do Panamá). Hoje é crescente a entrada em operação dos denominados navios POST PANAMAX , portanto que não utilizam o Canal do Panamá na ligação Oriente–Ocidente (Pacífico com Atlântico).

Entendo que, essas embarcações farão a ligação da Ásia com as Américas a partir da Costa Oeste dos EUA, possivelmente tendo como principal hub Los Angeles. Para atender a América do Sul, Caribe e Europa, utilizariam como hub o Porto de Balboa, na entrada oriental do Canal do Panamá, com a primeira ligação ferroviária já em operação, transferindo os contêineres pouco mais de 40m para a Costa Ocidental, onde se encontra a Zona Franca de Colón e o Porto de Manzanillo no Panamá. Portanto, esses dois hubs, nas duas extremidades do Canal do Panamá, tendem a ser o eixo de circunavegação leste–oeste e vice-versa, interligando o eixo longitudinal, com a embarcação descendo do Hemisfério Norte (Europa e EUA) para o Hemisfério Sul (Costa Leste Sul-Americana).

Algumas Companhias de Navegação irão optar pela ligação Oiente-Ocidente, através da junção Pacífico–Atlântico no extremo Sul da América,uma vez que será crescente o comércio no eixo da China com o Brasil.

É PARA PENSAR!

J. G. Vantine