VIVENDO A LOGÍSTICA

Prosseguindo com a série de artigos publicados no Jornal “O Estado de São Paulo”, o artigo desta edição tratará do assunto Sistema Logístico IV – Tempo – Informação – Modais de Transporte – Unitização.

SISTEMA LOGÍSTICO – IV

Tempo é uma das principais variáveis da logística. Sua redução tem impacto direto nos custos e desempenho da empresa. Um projeto bem administrado reduz o tempo necessário à transmissão de informações e transportes de materiais entre áreas de suprimentos, produção e distribuição. Com isso, reduz, em última instância, o prazo existente entre o recebimento do pedido e a entrega do produto ao consumidor. Esse processo conhecido como ” Lead time ” é um instrumento gerencial de máxima importância para as empresas modernas, a fim de garantir competitividade e a conseqüente lucratividade.

  Vamos tomar como exemplo as empresas A e B,que possuem a mesma qualidade na prestação de serviços, a mesma agilidade de atendimento e conseguem a mesma economia de escala.

  A diferente é que a empresa A , processa rapidamente os pedidos, mas transporta os produtos em caminhões. Na empresa B , o processamento é lento, mas os produtos são enviados por avião.

  Em termos de logística, a empresa A tem algumas vantagens sobre a B . Primeiro, porque pode, se necessário, efetuar as entregas mais rapidamente, substituindo o caminhão pelo avião. Depois, porque seu sistema de trabalho tende a ser mais barato. No entanto, se investir na agilização do processamento de pedidos – através da informática, por exemplo – a empresa pode ser tornar mais ágil que a A : terá conseguido maior velocidade nas etapas inicial e final do processo de distribuição.

  Informação

  A agilidade na transmissão e processamento da informação é essencial à logística. È a partir do fluxo de informações que nasce o fluxo de materiais. Qualquer falha nesse ponto pode, portanto, comprometer o andamento de todo o projeto. As opções tradicionais são correio, telégrafo, telex e sistemas telefônicos. Com o desenvolvimento tecnológico, porém, novas técnicas e equipamentos puderam ser incorporados a essa relação. A implantação de computadores, por exemplo, o controle integrado das áreas de suprimentos, produção e distribuição. A instalação de terminais em pontos-chave – como no recebimento, compras e estoques – garante o processamento e a transmissão quase instantânea de pedidos, retiradas, plano de rotas e controle de transporte. Com isso, pode -se adotar práticas de previsão e controle totalmente inacessível ao processo manual.

  Modais de Transporte

  São os canais utilizados para o escoamento de materiais e do produto final, do fornecedor ao cliente, dos armazéns para a fábrica, da fábrica às centrais de distribuição aos pontos de venda. Podem ser ferroviário, rodoviário, aéreo, fluvial ou marítimo. No Brasil, o modal mais usado é o rodoviário, com cerca de 70%. Alguns estudiosos da Logística defendem, porém, a viabilização do transporte marítimo, considerando que a maior parte dos pólos produtores e exportadores está localizada em regiões próximas ao litoral.

  O uso sucessivo de duas ou mais modalidades de transportes como utilização de conhecimento única chama-se Transporte Intermodal , sistema muito usado no mundo moderno, por oferecer a possibilidade de se atingir grandes distâncias a um custo menor, ou mesmo para unir dois pontos onde é impossível o uso de apenas um modal, como por exemplo, para a exportação ao mercado europeu, americano ou japonês.

  O transporte intermodal revolucionou o sistema de transporte, exigindo profundas mudanças na concepção de caminhões, aviões, navios e infra-estrutura portuária, rodoviária ou aeroportuária, uma vez que novos métodos de movimentação de carga foram introduzidos com o uso do contêiner e do palete, que são os elementos de interface do transporte intermodal.

  Unitização

  O conceito básico de unitização de mercadorias consiste na reunião de pequenos e variados volumes em unidades maiores para permitir a movimentação como se fosse uma só unidade. Uma carga utilizada exige necessariamente o uso de equipamentos mecanizados de movimentação de materiais. Entre os vários métodos de unitização, os mais importantes e utilizados são: Paletização e Conteinerização.

  Continuamos na próxima Edição.


PONTO DE VISTA

VANTINE BRILHA NO LOGISVALE!

O IV LOGIVALE – Simpósio e Feira de Logística e Comércio Exterior do Vale do Paraíba , realizado nos dias 17 e 18 de maio, em São José dos Cam-

pos, alcançou enorme sucesso entre participantes, expositores e patrocinadores, e contou com a presença de autoridades e empresários: Dario Rais, Secretário Estadual de Transportes de São Paulo, Eduardo Cury, Prefeito de São José dos Campos, José Cividanes, Diretor Titular do CIESP São José, Felipe Cury, Diretor da FIESP e José Geraldo Vantine, Presidente da VANTINE SOLUTIONS , entre outros.

 

A VANTINE SOLUTIONS, apoiadora técnica do evento teve presença marcante, através da presidência do Painel de Debates denominado “ Os desafios e perspec-

tivas da Logística em São José dos Campos ” com a presença de autoridades políticas e empresariais, tendo como resultado a análise da inserção do Cone Leste Paulista no cenário nacional do Planejamento Logístico, principalmente no que se relaciona ao Porto de São Sebastião, que deverá ser privatizado, e que deverá entrar na matriz de transportes, chamando atenção para o “ Risco da Granelização”, a fim de que não se torne um novo Paranaguá.

 

JGVantine também apresentou uma palestra, que está disponível no sitewww.vantine.com.br , com o tema que desafiou as iniciativas que não

geraram sucesso na Logística do Vale do Paraíba, sendo amplamente aplaudido e apoiado, principalmente quando defendeu as seguintes teses:

1) O Vale do Paraíba é um oásis na infra-estrutura Logística comparada com o resto do país.

  2)  O Vale do Paraíba é a única região do país que o governo não tem culpa de nada, os problemas logísticos da região são de exclusiva solução das empresas que produzem, importam, exportam, transportam, etc.

 

VANTINE marcou presença também na exposição com estande dos mais concorridos, onde recebeu amigos, clientes e autoridades, sendo inclusive centro de distribuições altamente saudável com

diretores das grandes indústrias como:Embraer , J&J, Kodak , Infraero , diretor daFiesp , entre outros. E também tivemos a visita de uma celebridade da natação mundial, a joseense Fabíola Molina, maior nome nacional da natação feminina, que está dando seu primeiro passo como empresária, produzindo e exportando roupas especiais, com a grife FABÍOLA MOLINA , por isto ganhou o premio LOGISVALE indicada peloBanco do Brasil . Para o Vantine, também joseense, que viu Fabíola nascer e crescer, foi motivo de muita alegria introduzi-la num cenário da Logística Empresarial no nosso estande.