19/05/2005 – SISTEMA LOGÍSTICO – IV / VANTINE BRILHA NO LOGISVALE!
VIVENDO A LOGÍSTICA
Prosseguindo com a série de artigos publicados no Jornal “O Estado de São Paulo”, o artigo desta edição tratará do assunto Sistema Logístico IV – Tempo – Informação – Modais de Transporte – Unitização.
SISTEMA LOGÍSTICO – IV
Tempo é uma das principais variáveis da logística. Sua redução tem impacto direto nos custos e desempenho da empresa. Um projeto bem administrado reduz o tempo necessário à transmissão de informações e transportes de materiais entre áreas de suprimentos, produção e distribuição. Com isso, reduz, em última instância, o prazo existente entre o recebimento do pedido e a entrega do produto ao consumidor. Esse processo conhecido como ” Lead time ” é um instrumento gerencial de máxima importância para as empresas modernas, a fim de garantir competitividade e a conseqüente lucratividade.
Vamos tomar como exemplo as empresas A e B,que possuem a mesma qualidade na prestação de serviços, a mesma agilidade de atendimento e conseguem a mesma economia de escala.
A diferente é que a empresa A , processa rapidamente os pedidos, mas transporta os produtos em caminhões. Na empresa B , o processamento é lento, mas os produtos são enviados por avião.
Em termos de logística, a empresa A tem algumas vantagens sobre a B . Primeiro, porque pode, se necessário, efetuar as entregas mais rapidamente, substituindo o caminhão pelo avião. Depois, porque seu sistema de trabalho tende a ser mais barato. No entanto, se investir na agilização do processamento de pedidos – através da informática, por exemplo – a empresa pode ser tornar mais ágil que a A : terá conseguido maior velocidade nas etapas inicial e final do processo de distribuição.
Informação
A agilidade na transmissão e processamento da informação é essencial à logística. È a partir do fluxo de informações que nasce o fluxo de materiais. Qualquer falha nesse ponto pode, portanto, comprometer o andamento de todo o projeto. As opções tradicionais são correio, telégrafo, telex e sistemas telefônicos. Com o desenvolvimento tecnológico, porém, novas técnicas e equipamentos puderam ser incorporados a essa relação. A implantação de computadores, por exemplo, o controle integrado das áreas de suprimentos, produção e distribuição. A instalação de terminais em pontos-chave – como no recebimento, compras e estoques – garante o processamento e a transmissão quase instantânea de pedidos, retiradas, plano de rotas e controle de transporte. Com isso, pode -se adotar práticas de previsão e controle totalmente inacessível ao processo manual.
Modais de Transporte
São os canais utilizados para o escoamento de materiais e do produto final, do fornecedor ao cliente, dos armazéns para a fábrica, da fábrica às centrais de distribuição aos pontos de venda. Podem ser ferroviário, rodoviário, aéreo, fluvial ou marítimo. No Brasil, o modal mais usado é o rodoviário, com cerca de 70%. Alguns estudiosos da Logística defendem, porém, a viabilização do transporte marítimo, considerando que a maior parte dos pólos produtores e exportadores está localizada em regiões próximas ao litoral.
O uso sucessivo de duas ou mais modalidades de transportes como utilização de conhecimento única chama-se Transporte Intermodal , sistema muito usado no mundo moderno, por oferecer a possibilidade de se atingir grandes distâncias a um custo menor, ou mesmo para unir dois pontos onde é impossível o uso de apenas um modal, como por exemplo, para a exportação ao mercado europeu, americano ou japonês.
O transporte intermodal revolucionou o sistema de transporte, exigindo profundas mudanças na concepção de caminhões, aviões, navios e infra-estrutura portuária, rodoviária ou aeroportuária, uma vez que novos métodos de movimentação de carga foram introduzidos com o uso do contêiner e do palete, que são os elementos de interface do transporte intermodal.
Unitização
O conceito básico de unitização de mercadorias consiste na reunião de pequenos e variados volumes em unidades maiores para permitir a movimentação como se fosse uma só unidade. Uma carga utilizada exige necessariamente o uso de equipamentos mecanizados de movimentação de materiais. Entre os vários métodos de unitização, os mais importantes e utilizados são: Paletização e Conteinerização.
Continuamos na próxima Edição.
PONTO DE VISTA
VANTINE BRILHA NO LOGISVALE!
O IV LOGIVALE – Simpósio e Feira de Logística e Comércio Exterior do Vale do Paraíba , realizado nos dias 17 e 18 de maio, em São José dos Cam- | |
pos, alcançou enorme sucesso entre participantes, expositores e patrocinadores, e contou com a presença de autoridades e empresários: Dario Rais, Secretário Estadual de Transportes de São Paulo, Eduardo Cury, Prefeito de São José dos Campos, José Cividanes, Diretor Titular do CIESP São José, Felipe Cury, Diretor da FIESP e José Geraldo Vantine, Presidente da VANTINE SOLUTIONS , entre outros. |
A VANTINE SOLUTIONS, apoiadora técnica do evento teve presença marcante, através da presidência do Painel de Debates denominado “ Os desafios e perspec- | |
tivas da Logística em São José dos Campos ” com a presença de autoridades políticas e empresariais, tendo como resultado a análise da inserção do Cone Leste Paulista no cenário nacional do Planejamento Logístico, principalmente no que se relaciona ao Porto de São Sebastião, que deverá ser privatizado, e que deverá entrar na matriz de transportes, chamando atenção para o “ Risco da Granelização”, a fim de que não se torne um novo Paranaguá. |
JGVantine também apresentou uma palestra, que está disponível no sitewww.vantine.com.br , com o tema que desafiou as iniciativas que não | |
geraram sucesso na Logística do Vale do Paraíba, sendo amplamente aplaudido e apoiado, principalmente quando defendeu as seguintes teses: | |
1) O Vale do Paraíba é um oásis na infra-estrutura Logística comparada com o resto do país. 2) O Vale do Paraíba é a única região do país que o governo não tem culpa de nada, os problemas logísticos da região são de exclusiva solução das empresas que produzem, importam, exportam, transportam, etc. |
VANTINE marcou presença também na exposição com estande dos mais concorridos, onde recebeu amigos, clientes e autoridades, sendo inclusive centro de distribuições altamente saudável com | |
diretores das grandes indústrias como:Embraer , J&J, Kodak , Infraero , diretor daFiesp , entre outros. E também tivemos a visita de uma celebridade da natação mundial, a joseense Fabíola Molina, maior nome nacional da natação feminina, que está dando seu primeiro passo como empresária, produzindo e exportando roupas especiais, com a grife FABÍOLA MOLINA , por isto ganhou o premio LOGISVALE indicada peloBanco do Brasil . Para o Vantine, também joseense, que viu Fabíola nascer e crescer, foi motivo de muita alegria introduzi-la num cenário da Logística Empresarial no nosso estande. |