LOGÍSTICA É O BOM MEIO-DE-CAMPO
A comercialização marca o gol, mas é preciso que o lançamento seja perfeito, eliminando movimentos desnecessários, confusão nas áreas de transporte e armazenagem e procurando sempre adotar os métodos mais racionais de trabalho.
Mas, afinal, que problemas ocorrem com a distribuição de mercadorias? Vantine, diretor geral da Vantine Consultoria em Logística e Supply Chain Management, explica que “entre o fornecedor e o supermercado no aspecto de logística, estão envolvidos problemas de padronização de embalagem; de utilização de palete adequado; racionalização no sistema de movimentação; localização de depósito regionais de armazenagem de materiais . Todas essas são variáveis que estão em embutidas na logística”.
Apesar disso, conforme Vantine, a área de supermercados, por uma razão até histórica no seu desenvolvimento, não creditou ainda a devida importância aos altos custos de distribuição. Por isso, a preocupação do Grupo de Logística da Abras é mostrar ao supermercadista o mesmo potencial de ganha relativo àquele que ele tem na comercialização. “Relativo porque o supermercado tem uma atividade comercial; a atividade operacional é secundárias, mas, mesmo assim, a área de distribuição deve ser olhada sob o ponto de vista de redução de despesas e consequente aumento de rentabilidade”, ensina ele.
Segundo Vantine, que também é consultor de logística da Organização dos Estados Americanos (OEA), as empresas de supermercados no Brasil não estão no mesmo nível técnico que as indústrias fornecedoras. Estas já visualizaram a problemática da distribuição e já tem a solução equacionada.
Revista SuperHiper – Ano 14 – Nº 2 – Fevereiro 1988