O PAPEL DA LOGÍSTICA
Pela primeira vez no Brasil, o método é discutido e analisado em todos os aspectos, nas palavras de J. G. Vantine, Diretor-Geral da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management.
Na segunda quinzena de julho, cerca de 400 técnicos e executivos ligados as áreas de suprimentos, produção e distribuição – de empresas que atuam nos mais variados segmentos – tiveram a oportunidade, pela primeira vez no País, de discutir e debates a logística em todos os seus aspectos, durante a Logística Brasil´88 – Feira Nacional de Logística, Distribuição, Transporte, Embalagem e Movimentação de Materiais. O evento foi promovido em São Paulo pela Vantine & Associados, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management e pela IM&C internacional. Na avaliação de Jose Geraldo Vantine, Diretor-Geral da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, a Logitech Brasil “88 cumpriu todos os objetivos propostos por seus organizadores “Conseguimos juntar as peças do quebra-cabeça e desenhar o que se denomina um sistema integrado de logística”, afirma Vantine – um respeitado especialista na área”.
Definindo logística como “a arte e ciência dos fluxos de matérias, atuando em sistemas que integra as áreas de suprimentos, produção e distribuição, além do fornecedor e do consumidor final”, Vantine diz que na Europa a logística já alcança nível elevado de sofisticação, como uma das peças fundamentais da total integração do Mercado Comum Europeu prevista para 1922. Lá, inclusive, a partir de sugestões apresentadas por grandes corporações industriais como a Philips, as fábricas de equipamentos de transporte já introduziram substanciais modificações nos veículos de carga, visando à racionalização das operações e a otimização do seu uso. Essas modificações incluem a adoção de chassis mais baixos – o que implica na alteração da tecnologia de pneus – e alterações nos sistemas de engates, além do aumento da velocidade operacional. Hoje, na Europa, os veículos de carga rodam 24 horas por dia, proporcionando elevação da eficiência e da produtividade do sistema. Na opinião de Vantine, Diretor-Geral da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, o transporte rodoviário de carga do Brasil tem de se prepara tecnicamente para responder as inovações que inevitavelmente, os usuários – em especial as subsidiarias de grupos internacionais – passarão a adotar em consequência dos métodos de desenvolvidos e utilizados no Exterior. “O transporte rodoviário é um elo fundamental na corrente da distribuição”, diz Vantine Diretor-Geral da Vantine Consulting, Empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management.
Presença da NTC – Das 60 conferências que integraram a programação da Logistech Brasil´88, quatro forma proferidas por representante da NTC. O ex-presidente e atual vice-presidente extraordinário para Assuntos de Relações Internacionais da entidade, Thiers Fattori Costa, discorreu sobre o transporte itinerante, que segundo ele, surgiu quase como uma “aventura”, em decorrência da competição predatória que prevaleceu no transporte aéreo até o início da década de 60. Ele prevê que, no futuro, a tendências é a integralização maior do sistema rodoviário com o aéreo no transporte itinerante de mercadorias. O vice-presidente executivo Geraldo Vianna explicou a política de fretes do transporte rodoviário de carga, o caráter referencial da tabela tarifaria, como e porque ela foi elaborada. Vianna também historiou as intervenções governamentais na fixação de fretes – os períodos de “liberdade vigiada” e de controle estrito – e as distorções por elas provocadas. A engenheira Terezinha Lozada coube abordar a operação do transporte de cargas perigosas á luz da nova regulamentação, enquanto o empresário Carlos Alberto Lomonaco, integrante do conselho editorial de Brasil Transporte, discorreu sobre a importância e necessidade do marketing para o setor rodoviário de carga.
Revista Transportes Brasil – Ano 25 – n° 261 – Agosto de 1988