VANTINE FAZ PALESTRA NA CDL EM BHZ – COMO AUMENTAR AS VENDAS UTILIZANDO A LOGÍSTICA DE FORMA EFICAZ.
TENDÊNCIAS DO VAREJO E A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS.
Aconteceu no dia 25 de Novembro de 1998, no auditório do Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas em Belo Horizonte.
Com os seguintes temas abordados:
- Origem e Evolução da Logística;
- Logística Aplicada ao Varejo;
- Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento;
- Resposta Eficiente ao Consumidor;
- Tecnologia da Informação Aplicada à Logística do Varejo
Em um contexto marcado pelo crescente dinamismo no mundo dos negócios, o sucesso logístico emerge com fator-chave para a competitividade. De acordo com a sua missão de buscar novas alternativas que se traduzam em crescimento empresarial, a CDL/BH, através do seu Centro de Promoção de Negócios, oferece a você uma oportunidade exclusiva de conhecer o potencial da logística neste Seminário.
Palestrante J. G. Vantine – Presidente da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, reconhecido como um dos maiores especialistas em Logística no país. Pioneiro e grande responsável pela Logística no Brasil, já gerenciou mais de 450 projetos de consultoria logística em mais de 250 empresas no Brasil e no exterior.
Seu nome está intimamente ligado á Logística, tendo a iniciativa de criar a ASLOG. É consultor de Logística da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados; Presidente do Comitê Permanente de Paletização; Presidente do Comitê de Distribuição Urbana. Atualmente é reconhecido como “uma lenda nacional da Logística”. Dentro do seu espírito de pioneirismo e vanguarda no campo da Logística, lançou a Revista Logística Moderna, além de criar e coordenar o Grupo Benchmarking em Logística e o Logispoint – O Clube da Logística. Em abril de 1999, lançou a versão em português do livro “Strategic Logistics Management” – Administração Estratégica da Logística (de autoria Douglas Lambert, James Stock e J. G. Vantine).
OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES
“AS EMPRESAS NÃO POSSUEM SOMENTE UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO” (Henri Fayol – 1900)
“EXISTEM 2 E APENAS 2 FORMAS DE GERENCIAR PESSOAS: A PRIMEIRA QUE ASSUME QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM REALMENTE TRABALHAR, POR ISSO SÃO FORÇADAS E CONTROLADAS.A SEGUNDA ASSUME QUE ELAS QUEREM REALMENTE TRABALHAR E APENAS REQUEREM MOTIVAÇÃO” (Douglas Mc Gregor’s -1960 – The Human Side of Enterprise)
“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DE GERENCIAMENTO” ( Abraham Maslow – 1962 – Hierarquia das Necessidades Humanas)..
“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT, CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988).
“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEM NO SÉCULO 20” (Michael Hammer – 1994).