A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA A EFICÁCIA E RENTABILIDADE PARA O VAREJO
JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, Empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management faz palestra na ABIESV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PRA O VAREJO, em São Paulo, 29 de Setembro de 2004.
SETOR AUTO-SERVIÇOS TEVE UM FATURAMENTO NOMINAL DE 87,2 BILHÕES…
- Faturamento nominal: R$ 87,2 Bilhões
- Número de lojas: 71.372
- Número de check outs: 163.216
- Número de funcionários: 739.846
- Área de vendas em m2 : 17,8 milhões
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
O que é Logística “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.
NEXT GENERATION IS CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT): CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “FRONT END”; CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA; DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADAS; CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS; GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS; MANTER CICLO CONTÍNUO ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.
PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”. (Eric Hofer)