O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra na CONVENÇÃO DOS SUPERMERCADOS ABRAS – RIO/96 no RIO DE JANEIRO, 18 DE SETEMBRO DE 1996.
ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS (RESTRIÇÕES AO PLANEJAMENTO)
- ECONOMIA GLOBAL – Empresas Transnacionais
 - ISO-9000 – QUALIDADE NIVELADA
 - AVANÇO TECNOLÓGICO – COMUNICAÇÃO SEM LIMITE; INFORMAÇÃO DOMINADA
 - INTEGRAÇÃO DE MERCADOS – POLÍTICA ECONÔMICA; INTEGRAÇÃO DE MERCADOS; PODER DE CONSUMO; EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES.
 
TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO E DO MERCADO
- ANOS 50: RETOMADA PÓS: GUERRA / RECONSTRUÇÃO
 - ANOS 60: ANOS DOURADOS / CONSUMO
 - ANOS 70: CRISE PETRÓLEO / QUALIDADE
 - ANOS 80: MICRO INFORMÁTICA / MARKETING
 - ANOS 90: COMPETITIVIDADE / LOGÍSTICA
 
Para Pensar:“A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA É A ATUAL FRONTEIRA A DESBRAVAR NOS NEGÓCIOS. TRATA-SE DA ÁREA EM QUE RESULTADOS GERENCIAIS DE GRANDE MAGNITUDE PODEM SER OBTIDOS. E AINDA É UM TERRÍTÓRIO AMPLAMENTE INEXPLORADO.” Peter Drucker e “FORTUNE”, 1962
QUANDO AS MUDANÇAS EXTERNAS EXCEDEM AS MUDANÇAS INTERNAS, É SINAL QUE O DESASTRE ESTÁ PRÓXIMO!
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
O QUE É LOGÍSTICA: “PROCESSO DE PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DA EFICIÊNCIA, E DO CUSTO EFETIVO RELACIONADO AO FLUXO DE ARMAZENAGEM DE MATÉRIA-PRIMA, MATERIAL EM PROCESSO E PRODUTO ACABADO, BEM COMO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO COM O OBJETIVO DE ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DO CLIENTE”.CLM
MUNDANÇAS NO AMBIENTE DA LOGÍSTICA
- EXPLOSÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE
 - COMPRESSÃO DO TEMPO
 - GLOBALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
 - INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL
 - EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA
 
LEMBREM-SE OS LÍDERES DAS COISAS VELHAS, EM GERAL SÃO CONTRÁRIOS ÀS COISAS NOVAS!
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: SISTEMA – CUJO OBJETIVO É ADMINISTRAR DE FORMA INTEGRADA O FLUXO TOTAL DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DESDE O FORNECEDOR AO ÚLTIMO ELEMENTO DA CADEIA, GERANDO:
- CONTROLE TOTAL DE INVENTÁRIO
 - FLUXO CONTÍNUO MATÉRIA-PRIMA PRODUTO EM PROCESSO PRODUTO ACABADO
 - DEPENDÊNCIA MÚTUA ENTRE OS ELEMENTOS DA CADEIA PARCERIA
 - MELHORIA DE DESEMPENHO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DO SISTEMA GLOBAL
 - REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO
 
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.
ESTRATÉGIA ECR
- AUMENTO DA PRODUTIVIDADE (Improve Productivity)
 - PARCERIA (Partnering)
 - ALIANÇA ESTRATÉGICA (Strategic Alliances)
 - FORNECIMENTO CONTÍNUO (Continuous Replanishment)
 - REDUÇÃO DE INVENTÁRIO (Reduce Inventories)
 - RESPOSTA RÁPIDA (Quick Response)
 - SISTEMA SEM PAPEL (Paperless System)
 - INFORMAÇÕES PRECISAS (Accurate information)
 - PROXIMIDADE COM INDÚSTRIA (Industry Approach)
 - SISTEMA TOTAL DE ECONOMIA (Total System Savings)
 - ADMINISTRAÇÃO REDUZIDA (Reduced Administration)
 - REDUÇÃO DE CUSTO DE PERDA (Reduce Cost & Waste)
 - REDUÇÃO DE AVARIAS (Reduced Damages)
 - FLUXO DE PRODUTOS COM QUALIDADE (Quality Product Flow)
 - MENOR TEMPO DO CICLO DE PEDIDOS (Shorter Order Cycle Time)
 - DISTRIBUIÇÃO CONTÍNUA (Flow Through Distribution)
 - VISÃO TOTAL DO FLUXO CONTÍNUO (Total Pipeline View)
 
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO SERVIÇO AO CLIENTE
- TEMPO DO CICLO DO PEDIDO (OCT)
 - DISPONIBILIDADE DO ESTOQUE
 - RESTRIÇÃO AO TAMANHO DO PEDIDO
 - FACILIDADE PARA O PEDIDO
 - FREQUÊNCIA DE ENTREGA
 - CONFIABILIDADE DE ENTREGA
 - QUALIDADE DA DOCUMENTAÇÃO
 - PROCEDIMENTO PARA RECLAMAÇÃO
 - ATENDIMENTO INTEGRAL DO PEDIDO
 - SUPORTE TÉCNICO
 - INFORMAÇÃO SOBRE A POSIÇÃO DO PEDIDO
 
CHAVES PARA O SUCESSO!
- GERENCIAR A CADEIA LOGÍSTICA COMO UM SISTEMA
 - FAZER SEMPRE CERTO DA PRIMEIRA VEZ
 - OPERAR O SISTEMA COM FLEXIBILIDADE MÁXIMA
 - AGREGAR VALOR E NÃO CUSTO
 - NÃO PRODUZIR NADA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO
 - BUSCAR A EFICÁCIA E NÃO APENAS A EFICIÊNCIA
 - TREINAR E DESENVOLVER RECURSOS HUMANOS PARA CONSTANTES MUDANÇAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL
 
MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS… TODOS PODEM TER IGUAIS… A DIFERENÇA PARA O SUCESSO ESTÁ NO HOMEM E NA SUA INTELIGÊNCIA!
PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”. (Eric Hofer)