TENDÊNCIAS DO VAREJO E A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS
JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para ACSP em São Paulo, 05 de outubro de 1999.
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”. (Eric Hofer)
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – PREMISSAS
- REDUÇÃO DE ESPAÇO E MINIMIZAÇÃO DE ESTOQUES
2. INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES (Parcerias / Alianças)
3. AUSÊNCIA DE “STOCKOUTS” EM TODO SISTEMA
4. ELEVADO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE
5. BAIXO INVENTÁRIO ATRAVÉS DOS CANAIS
6. CO-OPERAÇÃO COM OS CLIENTES
7. IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE PERFORMANCE
8. APLICAÇÃO DO EDI
9. UTILIZAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO
10. ABSOLUTO ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS NO PROCESSO
COLOCAR A EMPRESA EM MELHOR CONDIÇÃO DE COMPETIÇÃO!
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.
ECR – DEFINIÇÃO: É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDOR.
ECR – ESTRATÉGIA:
- Sortimento Eficiente
- Reposição Eficiente
- Promoção Eficiente
- Introdução Eficiente de Novos Produtos
RESULTADOS:
- Melhores Produtos
- Melhor Qualidade
- Melhor Sortimento
- Melhor Gestão Estoque
- Melhor Serviço
VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL – E- COMMERCE – HOME DELIVERY
- NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
- LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
- LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
- “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION
- DESEMBALAMENTO
- INSTALAÇÃO
- INSTRUÇÃO
- RETIRADA PRODUTO DESCARTADO
PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO. O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE. O REALISTA AJUSTA AS VELAS.” (William Ward – Teólogo Inglês) 1813-1882