EXPO-ABRAS-13-09-04

USANDO A LOGÍSTICA PARA A EFICÁCIA NO ABASTECIMENTO DE SUPERMERCADOS

JG VANTINE, presidente da Vantine Consulting, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para EXPO ABRAS no Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2004

SETOR AUTO-SERVIÇOS TEVE UM FATURAMENTO NOMINAL DE 87,2 BILHÕES…

  • Faturamento nominal: R$ 87,2 Bilhões
  • Número de lojas: 71.372
  • Número de check outs: 163.216
  • Número de funcionários: 739.846
  • Área de vendas em m2 :  17,8 milhões

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” –  Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O QUE É LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.  (Council of Logistics Management, 1998)

ECR: EFFICIENT CONSUMER RESPONSEESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL

C P F R – (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT)

  • CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “FRONT END”.
  • CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA.
  • DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADOS.
  • CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS.
  • GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS.
  • MANTER CICLO CONTINUA ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.

ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.

ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.