USANDO A LOGÍSTICA PARA A EFICÁCIA NO ABASTECIMENTO DE SUPERMERCADOS
USANDO A LOGÍSTICA PARA A EFICÁCIA NO ABASTECIMENTO DE SUPERMERCADOS
JG VANTINE, presidente da Vantine Consulting, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para EXPO ABRAS no Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2004
SETOR AUTO-SERVIÇOS TEVE UM FATURAMENTO NOMINAL DE 87,2 BILHÕES…
- Faturamento nominal: R$ 87,2 Bilhões
- Número de lojas: 71.372
- Número de check outs: 163.216
- Número de funcionários: 739.846
- Área de vendas em m2 : 17,8 milhões
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
O QUE É LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)
ECR: EFFICIENT CONSUMER RESPONSE – ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL
C P F R – (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT)
- CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “FRONT END”.
- CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA.
- DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADOS.
- CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS.
- GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS.
- MANTER CICLO CONTINUA ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.
ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.
ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.