ABIESV-28-09-04-PDF

JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, Empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management faz palestra na ABIESV – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PRA O VAREJO, em São Paulo, 29 de Setembro de 2004.

SETOR AUTO-SERVIÇOS TEVE UM FATURAMENTO NOMINAL DE 87,2 BILHÕES…

  • Faturamento nominal: R$ 87,2 Bilhões
  • Número de lojas: 71.372
  • Número de check outs: 163.216
  • Número de funcionários: 739.846
  • Área de vendas em m2 :  17,8 milhões

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi à integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O que é Logística “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.                      (Council of Logistics Management, 1998)

ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.

NEXT GENERATION IS CPFR (COLLABORATIVE PLANNING, FORECASTING AND REPLENISHMENT): CRIAR ALIANÇA ESTRATÉGICA “FRONT END”; CONDUZIR PLANEJAMENTO DE NEGÓCIO DE FORMA INTEGRADA; DESENVOLVER PLANOS DE VENDAS COORDENADAS; CRIAR PROGRAMA DE PRODUÇÃO CONJUNTO E INTEGRADO AO PLANO DE VENDAS; GERAR PEDIDOS DE COMPRA A PARTIR DE PEDIDOS DE VENDAS; MANTER CICLO CONTÍNUO ENTRE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO.

PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO.  OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”.  (Eric Hofer)