A LOGÍSTICA COMO FATOR CHAVE NO ATUAL AMBIENTE COMPETITIVO
JG VANTINE, fundador da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para AC Nielsen em São Paulo, 19 de outubro de 1999.
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA: … É a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes. (Council of Logistics Management, 1998)
PARA REFLETIR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS!”.
VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL – E- COMMERCE – HOME DELIVERY
- NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
- LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
- LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
- “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION
- DESEMBALAMENTO
- INSTALAÇÃO
- INSTRUÇÃO
- RETIRADA PRODUTO DESCARTADO
ECR – EFFICIENT CONSUMER RESPONSE
- ANÁLISE CAUSA – EFEITO COM ERRO DE ORIGEM
- RESULTADOS MUITO INFERIORES AO PLANEJADO NOS EUA
- MANUTENÇÕES DAS BARREIRAS IMPEDEM EVOLUÇÃO NO
BRASIL
- Cultura Cliente – Fornecedor
- Diferentes níveis de Tecnologia: Processo & Informação
SUPERAR AS RESTRIÇÕES E ENTENDER QUE ECR NÃO É “FÓRMULA” PRONTA É O 1º PASSO!
Definição: É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDOR.
PARA PENSAR: “NOSSAS DÚVIDAS SÃO TRAIÇOEIRAS E NOS FAZEM PERDER O PODER DA VITÓRIA, PELO MEDO DA TENTATIVA” (William Shakespeare)