26/03/2008 – ALIANÇAS LOGÍSTICAS COM FORNECEDORES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS / SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME
VIVENDO A LOGÍSTICA
ALIANÇAS LOGÍSTICAS COM FORNECEDORES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS
Corria o ano de 1996, o presidente da ALAS – Associación Latino Americana de Supermercados y Tiendas Departamentales era o Sr. Levy Nogueira e foi realizado no Hotel Intercontinental do Rio de Janeiro a 5ª CONFERÊNCIA PANAMERICANA DE DIRECTORES DEL COMERCIO DETALLISTA.
Eu já estava há pelo menos quatro anos defendendo o conceito à época conhecido como WWW (e não era da internet), Win Win Win que pregava traduzido para o bom português aPARCERIA, que muitos anos após com incremento da tecnologia da informação recebeu o pomposo nome de CPFR. Na verdade nenhum dos dois deu certo até hoje, principalmente porque existe uma forte hipocrisia nos interesses colaborativos, pois enquanto se prega a união de forças entre fornecedores e clientes, de outro lado se observam de ambas partes o inconteste de tirar proveito do outro.
Mas não desista, se não pela vontade será pela necessidade de sobrevivência, mesmo que isso demore mais uma geração.
J.G. Vantine.
PONTO DE VISTA
SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME
A convergência de inúmeros vetores aleatórios, muitos deles conhecidos há poucos anos, estão conduzindo a uma situação de constantes alterações que se alternam entre os apostos:
- Dia sim a bolsa está alta, dia não está em baixa;
- Dia sim o dólar sobe, dia não o dólar desce;
- Dia sim o trânsito está bom, dia não está um inferno;
- Dia sim o Ministro da Economia fala em aumento de produção, dia não a Receita Federal fala em aumentar os impostos;
- Dia sim o Ministro da Indústria e Comércio fala em subsídios a algumas indústrias, dia não o Presidente do Banco Central fala em aumentar os juros.
Para a Logística, dia sim você ouve a existência de fila de 4 meses para comprar caminhões, dia não você ouve o governo preocupado com o consumo. E todos os dias, ainda na Logística, estamos vendo construções de armazéns, centrais de distribuição, “logistics parks”, certamente na esteira do retorno de capital garantido dos longos contratos de aluguel. GARANTIDOS??? Certamente com excesso de oferta os preços cairão, e se ainda houver retração em função do aumento dos juros ao consumo veremos o “estoque de espaço disponível”.
Portanto, certamente caminhamos para um novo ciclo de incertezas, não porque querem pessoas e empresários, mas exclusivamente os elementos dominantes estão quase fora do controle. Minha recomendação é que a Logística no desempenho cada vez mais importante do sucesso das empresas, seja definitivamente vista com o foco estratégico para que haja sustentabilidade no crescimento, nos investimentos e na ampliação dos negócios.
A LOGÍSTICA É PORTA SEGURA PARA ESCAPAR DO BICHO!
J.G. Vantine