Logística Industrial

CONSULTORIA LOGÍSTICA, VANTINE é Consultoria em Logística e Supply Chain Management.

Fundada em 1986, através do pioneirismo e inovação possui mais de 800 Projetos em LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.

A VANTINE CONSULTORIA é totalmente especializada em Logística com serviços exclusivos em Consultoria, ou seja: Encontramos a melhor solução a partir de profundo diagnóstico junto a seus clientes.

Aplicamos Teoria e Prática, ou seja, Experiência e Criatividade com os seguintes focos:

LOGÍSTICA INDUSTRIAL – É a Consultoria que desenvolve estudos e Projetos na interface entre os fornecedores de matéria-prima / insumos e a indústria de transformação como: Alimentos / Farmacêutica / Eletroeletrônica / Higiene e Limpeza e demais cadeias de produtos de consumo e bens semiduráveis.

A Logística Industrial envolve todos os processos que a Consultoria Vantine oferece:

  • Planejamento de Demanda;
  • Planejamento de Materiais;
  • Suprimentos e Gestão de Estoques;
  • Estudos sobre Modelagem de Transporte;
  • Estudos de Viabilidade de Terceirização com Operador Logístico;
  • Estudos de Fluxos da Logística e Planejamento de Abastecimento da Produção;
  • Projeto de Layout e Estudos de Técnicas de Movimentação e Armazenagem;
  • Projetos de Centrais de Distribuição;
  • Projetos de Malha Logística;
  • Aplicação de Tecnologias;
  • Plano Diretor de Logística Industrial;
  • Estudos Comparativos sobre Transporte Intermodal.

LOGÍSTICA COMERCIAL – É a Consultoria direcionada para integração da Indústria com Varejo e Consumidor. Reunindo Processos com Tecnologia abrange todo o ciclo do produto acabado até os clientes (“B” to “B”), consumidores (“B” to “C”).

A Logística Comercial abrange toda cadeia de abastecimento outbound:

  • Política de Estoques;
  • Sistemas e Técnicas de Armazenagem;
  • Estratégias de Localização de Depósitos;
  • Estudos de Malhas de Distribuição;
  • Gestão de Entrega Digital (E-commerce e Varejo Eletrônico);
  • Aplicação de Tecnologias Integradas de WMS, TMS, Aplicativos de Lojas Virtuais e Aplicativos de Rastreio de Entregas;
  • Estudos de Logística para Modelos de “Operação Omnichannel”;
  • Estudos de Logística para Entregas “Last Mile” como: “Drop Shipping”, “Cross Docking” e “Fulfilment”;
  • Estudos de Logística para Implantação e Controle dos Canais de Market Place no Sistema “Crowdsource”.

LOGÍSTICA INTERNACIONAL – É a parte da Consultoria mais operacional que requer muito conhecimento da Geografia Global, Legislação de Portos e Aeroportos, Operações Portuárias, Legislação do COMEX (importação, exportação entre outras. Os projetos de Consultoria Logística Internacional,  incluem:

  • Estudos para Definição de Rotas para Exportação;
  • Análise de Utilização de Modais de Transportes Integrados aos Portos para Exportação;
  • Estudos de Processos Operacionais para Movimentação Portuária;
  • Estudos de Logística Interna para Definição de Portos e Aeroportos para Produtos Importados;
  • Análise da Malha Logística Internacional;
  • Avaliação de Aplicações de Incoterms para Determinar a Malha Logística Internacional;
  • Projeto de Abastecimento das Indústrias de Operação Global Envolvendo “Origem de Componentes / Matérias-Primas” e Destinos dos Produtos;
  • Análise de Fluxos integrados: Físico, Informação e Financeiro.

 

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS

PDLI – PLANO DIRETOR DE LOGÍSTICA INDUSTRIAL:

TRATA-SE DO ORDENAMENTO E ORGANIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS E FLUXO DE MATERIAIS, PRODUTOS E PESSOAS, ACESSOS, ARRUAMENTOS INTERNOS, LOCALIZAÇÃO DE BALANÇAS/PORTARIAS, LOCALIZAÇÃO DE ALMOXARIFADOS DE MATÉRIAS PRIMAS, DEPÓSITOS DE PRODUTOS ACABADOS, ESTOCAGEM DE SUCATAS, DE ESCRITÓRIOS E DEMAIS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, PARA OFERECER O MELHOR E MAIS PRODUTIVO LAYOUT DA PLANTA.

PDE – PLANO DIRETOR DE ESTOCAGEM:

MÉTODO DE CÁLCULO DE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM COM BASE NO PLANO DE PRODUÇÃO, PREVISÃO DE VENDAS, GIRO DE ESTOQUE E TAXA DE COBERTURA POR SKU E DETERMINAÇÃO DE ÁREAS PARA PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS E ACABADOS, EM FUNÇÃO DOS MÉTODOS DE MOVIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE ARMAZENAGEM.

 

SISTEMA VIÁRIO INTEGRADO:

COM BASE NO PDLI, TRATA DA HARMONIZAÇÃO DOS FLUXOS, MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE INTERNOS DA PLANTA, REFERENTE A MATÉRIAS PRIMAS, PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS, PRODUTOS ACABADOS CONSIDERANDO VEÍCULOS COMERCIAIS E INDUSTRIAIS COM FOCO NA SEGURANÇA DA PESSOAS, INCLUINDO GEOMETRIA DE ARRUAMENTO, CAMINHO SEGURO, BEM COMO SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DE TRÁFEGO E INTEGRAÇÃO COM VIÁRIO EXTERNO, RUAS, AVENIDAS E RODOVIAS.

TPV – TEMPO DE PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS:

TRATA DA AVALIAÇÃO DOS FLUXOS “ORIGEM/DESTINO” DOS VEÍCULOS COMERCIAIS DE TRANSPORTE, COM MEDIÇÃO DE TEMPO ENTRE O MOMENTO DE ENTRADA NA BALANÇA, PASSANDO POR TODOS OS PROCESSOS DE VISTORIA, CARREGAMENTO, ENLONAMENTO, CONFERÊNCIA, EMISSÃO DE NOTA FISCAL ATÉ A PESAGEM FINAL. CONSISTE NO ESTABELECIMENTO DE PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS, INCLUINDO MEDIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO TEMPO PADRÃO DE CADA PLANTA, BEM COMO A DECOMPOSIÇÃO DO ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE MELHORIAS.