scan0057

TENDÊNCIAS DO VAREJO E A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS.

VEJA A APRESENTAÇÃO.

Aconteceu no dia 25 de Novembro de 1998, no auditório do Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas em Belo Horizonte.

Com os seguintes temas abordados:

  • Origem e Evolução da Logística;
  • Logística Aplicada ao Varejo;
  • Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento;
  • Resposta Eficiente ao Consumidor;
  • Tecnologia da Informação Aplicada à Logística do Varejo

Em um contexto marcado pelo crescente dinamismo no mundo dos negócios, o sucesso logístico emerge com fator-chave para a competitividade. De acordo com a sua missão de buscar novas alternativas que se traduzam em crescimento empresarial, a CDL/BH, através do seu Centro de Promoção de Negócios, oferece a você uma oportunidade exclusiva de conhecer o potencial da logística neste Seminário.

Palestrante J. G. Vantine – Presidente da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management, reconhecido como um dos maiores especialistas em Logística no país. Pioneiro e grande responsável pela Logística no Brasil, já gerenciou mais de 450 projetos de consultoria logística em mais de 250 empresas no Brasil e no exterior.

Seu nome está intimamente ligado á Logística, tendo a iniciativa de criar a ASLOG. É consultor  de Logística da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados; Presidente do Comitê Permanente de Paletização; Presidente do Comitê de Distribuição Urbana. Atualmente é reconhecido como “uma  lenda nacional da Logística”. Dentro do seu espírito de pioneirismo e vanguarda no campo da Logística, lançou a Revista Logística Moderna, além de criar e coordenar o Grupo Benchmarking em Logística e o Logispoint – O Clube da Logística. Em abril de 1999, lançou a versão em português do livro “Strategic Logistics Management” – Administração Estratégica da Logística (de autoria Douglas Lambert, James Stock e J. G. Vantine).

OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES

“AS EMPRESAS NÃO POSSUEM SOMENTE UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO”   (Henri Fayol – 1900)

“EXISTEM 2 E APENAS 2 FORMAS DE GERENCIAR PESSOAS: A PRIMEIRA QUE ASSUME QUE AS PESSOAS NÃO QUEREM REALMENTE TRABALHAR, POR ISSO SÃO FORÇADAS E CONTROLADAS.A SEGUNDA ASSUME QUE ELAS QUEREM REALMENTE TRABALHAR E APENAS REQUEREM MOTIVAÇÃO” (Douglas Mc Gregor’s -1960 – The Human Side of Enterprise)

“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DE GERENCIAMENTO”      ( Abraham Maslow – 1962  – Hierarquia das Necessidades Humanas)..

“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT, CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988).

“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEM NO SÉCULO 20”  (Michael Hammer – 1994).