VIVENDO A LOGÍSTICA

“DA HISTÓRIA PARA O FUTURO: A ANÁLISE DOS FATOS”

Nas 277 edições do VANTINEWS, publicamos na coluna “Vivendo a Logística”, toda a realidade que vivi e participei como protagonista dessa história desde 1973 até 2010. Trata-se de uma longa e detalhada série de fatos marcantes que para alguns pode representar uma simples memória e para outros uma fonte de consulta. Mas para mim, representa um legado para os novos profissionais por entender que para a LOGÍSTICA não existe inovação isolada, mas uma evolução vetorizada por inúmeros fatores como: Tecnologia, Globalização, Competitividade, Crescimento do mercado, Aumento da complexidade comercial, Alto grau de lançamento de novos produtos, e mais recentemente, a Infraestrutura Logística ligada aos planos de governos.

Assim, a partir dessa edição estou mudando o foco do “retrovisor” para a analise dos principais fatos diretamente ligados à LOGÍSTICA, semanalmente. Essas análises irão também para o nosso Blog, no qual todos poderão adicionar seus comentários e contribuições. Nosso foco de hoje:

“O IMPROVÁVEL EFEITO DO VULCÃO DA ISLÂNDIA”

Todos os que trabalham com Planejamento ou Operação em qualquer setor da Logística e em qualquer segmento empresarial estão acostumados com as famosas assimetrias entre “Previsão de Vendas X Planejamento da Produção X Atendimento de Pedidos”. Por mais que evoluam os sistemas ou mesmo os modelos de gestão como SO&P ou SCM, sempre “acaba sobrando” para a Logística ter que “descascar o abacaxi”, ou seja, estamos acostumados a gerenciar a relação “PREVISTO X IMPREVISTO”, mas jamais esperamos o “IMPROVÁVEL” (como de resto, nenhum planejamento estratégico contempla fatores imponderáveis).

E aqui faço referencia ao livro “A Lógica do Cisne Negro” do autor Nassim Nicholas Taleb, que trata do “Gerenciamento do Desconhecido” e do “Impacto do Altamente Improvável” (sua inspiração foi o 11 de setembro), no qual “O QUE VOCE NÃO SABE É MAIS RELEVANTE DO QUE VOCE SABE”.

E não é exatamente isso que ocorreu com o fenômeno natural do vulcão da Islândia? Quem trabalha com Comercio e Logística Internacional dependente do modal aéreo não sofreu serias conseqüências? Não houve falta de produtos nas lojas? Não houve risco de parada de produção por falta de componentes?

Então? Considerando os diversos fatores de risco em escala crescente (chamo atenção para o caos anunciado das linhas de transmissão de dados). Alguém tem plano “B” para notas fiscais e conhecimentos eletrônicos?

Devemos criar regras para configurar o IMPROVÁVEL COMO PREVISÍVEL?

Tirem suas conclusões…

JG VANTINE


PONTO DE VISTA

FERRAMENTAS DE GESTÃO

A utilização de ferramentas de gestão, como o planejamento logístico, tem por objetivo proporcionar às empresas um suporte para enfrentar o mercado competitivo atual, com rápidas mudanças e exigências fortes e diferenciadas por parte de cada cliente ou grupos destes. Por ser uma ferramenta que tem por objetivo proporcionar melhorias no processo de determinação do nível de serviço, exige que alguns fatores sejam considerados no seu desenvolvimento de forma que se obtenha êxito no processo como um todo.

O trabalho de desenvolvimento de um planejamento logístico pode se tornar mais fácil na medida que a empresa possa dispor de uma equipe de profissionais altamente capacitados com visão realista do mercado e com a preocupação de encontrar a melhor posição na qual a empresa possa competir. Outro ponto bastante importante é o envolvimento de todo corpo dirigente da empresa com o objetivo de se ter um forte apoio de todos nas tomadas de decisão. O planejamento logístico deve ser altamente flexível para reagir com rapidez às mudanças competitivas do mercado.

Pode-se concluir que as empresas devem dispor de um conhecimento avançado de toda sua rede de clientes para melhor mensurar suas necessidades, habilitando-as a fornecer um nível de serviço adequado, bem como, prover uma análise profunda em torno da relação do nível de serviço oferecido e seu retorno, pois sabe-se que é necessário dotar o negócio de uma rentabilidade razoavelmente compensadora, a fim de atender aos desejos dos acionistas.

É recomendável desenvolver trabalhos de projeção em torno de possíveis nichos de mercado que possam futuramente ser explorados, pois com a existência do risco de falta de demanda por parte dos clientes atuais, torna-se mais fácil atuar nos nichos de mercado. A concepção estratégica de um sistema logístico de alto desempenho deve ter como objetivo principal o serviço total ao cliente em termos de disponibilidade de serviços, com qualidade especificada e custos competitivos. A concepção de um sistema logístico deve ser iniciada pela realização de um planejamento logístico, analisando o ambiente competitivo no qual a empresa está inserida.

Vale lembrar que, o mercado logístico está em plena expansão no Brasil e que muitas empresas líderes mundiais estão instalando suas bases em território brasileiro. Estas empresas oferecem serviços diferenciados, atacando diretamente clientes altamente potenciais. E isso, por sua vez, acaba por elevar consideravelmente o grau de exigência dos mesmos. Neste contexto, somente as empresas bem planejadas e com solidez de suas estratégias poderão disputar com igualdade de condições a difícil batalha de conquista e fidelização dos clientes.

Daniel Vantine
VANTINE SOLUTIONS

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