11/05/2012 – DO TRANSPORTE AO SUPPLY CHAIN MANAGEMENT / NA GUERRA FISCAL QUEM SAI GANHANDO?
VIVENDO A LOGÍSTICA
PONTO DE VISTA
NA GUERRA FISCAL QUEM SAI GANHANDO?
Os Governos Estaduais e Municipais travam disputas acirradas para atrair investimentos, com foco – Geração de Renda, nem que para isso tenham que abrir mão de impostos. São os tais chamados incentivos.
Os incentivos são variados, desde isenção de ISS por determinado tempo, redução de alíquota de ICMS, até mesmo infraestruturas e instalações de empresas, acreditem ou não, mas com dinheiro público (o nosso).
Quem não se lembra do “case” Ford, que após disputa entre os governos da Bahia e do Rio Grande do Sul, a primeira saiu vitoriosa não obstante críticas de toda parte. A Ford Bahia fica em Camaçari, no Polo Petroquímico, 55 km da Capital.
Quem ganha e quem perde? Na verdade sempre de alguma forma há ganhadores dos dois lados, pois ninguém faz nada só para que o outro ganhe (isso numa administração pública honesta).
Como o fim dos juros exorbitantes que assombrou nossa economia durante anos, com taxas mensais perto dos 90%, as empresas perceberam que seus ganhos não eram reais e os “custos logísticos” afloraram. O que se fez na época foi “cortar” tudo, uma aplicação errônea da Re-engenharia de Michael Hammer.
Na busca de ganhos, as empresas a cada dia procuram soluções milagrosas, e com isso a Guerra Fiscal é sempre um elemento que é colocado na pauta.
Depois dessa introdução, no próximo Ponto de Vista vamos focar a Guerra Fiscal com a Logística, e poderão observar que nem tudo é ganho.
Sandra Barbosa
Vantine Logistics Solutions