VIVENDO A LOGÍSTICA

ENQUANTO LULA “RESOLVE OS PROBLEMAS DO MUNDO”, CONTINUAM OS PROBLEMAS DA LOGÍSTICA

É incrível como o descaso tem acentuado a tradicional improvisação (ou jeitinho) em nosso país. Não seria problema se não fosse grave a situação da infra-estrutura de transportes, aí incluindo rodovias, portos e aeroportos e suas conseqüências para a eficácia logística das empresas que necessitam usar esses recursos. É impressionante a falta de planejamento e o excesso de mentiras existentes no governo Lula. A maior das mentiras é o PAC, fruto de uma iniciativa política (como sempre) do presidente Lula e sua assecla Dilma, configurada como um “pacote” de obras que segundo se pode observar através da imprensa ou da própria estatística do governo “está mal das pernas”.

Mas nem precisamos recorrer a isso para ver que Lula com seu egocentrismo e Dilma com seu autoritarismo (travestido em “belezoca”) querem apenas o poder a qualquer custo. De um lado Lula e seus conselheiros aposta suas ultimas fichas no cenário internacional se alinhando com os “maus” porque sabe que só assim consegue a projeção na mídia para ocupar espaço em algum organismo internacional no próximo ano (usa a mesma tática que sempre usou, desde seus tempos de São Bernardo). De outro lado, a Dilma, de uma linhagem mais agressiva, só falta fazer plástica na alma para conquistar os votos da perpetuação “lulista”.

Portanto, aqueles que teriam a responsabilidade sobre nossa questão, ou seja, o Presidente da Republica e a “mãe do PAC”, não estão e nunca estiveram preocupados de fato em equacionar e solucionar os problemas que dão sustentação ao crescimento do país o que há temos permitiu a criação de jargões como “Garlagos” e “Apagão”. E isso mês faz lembrar e correlacionar um slogan usado pela NTC& Logística: “Sem caminhão o Brasil pára” para agora extrapolar: “Sem investimento imediato em infra-estrutura para a Logística o Brasil pára”!

Não passa um dia sem que tenhamos noticias (e algumas manchetes) analisando e anunciando o caos (nada ver ainda com as obras da Copa 2014 porque aí os problemas são mais graves). E não adianta colocar a culpa no IBAMA, porque suas regras são de há muito conhecidas. O problema é de gestão da coisa publica, é da responsabilidade com o desenvolvimento econômico e não apenas com o social (que é a única coisa que a dupla Lula & Dilma fazem no cenário interno) que embora necessário, se apresenta muito mais como uma política eleitoreira do que uma política de estado.

DIA 06 DE JUNHO COMEMORAMOS NO BRASIL O DIA DA LOGÍSTCA! Fossemos um partido, ou um sindicato, ou uma ONG e estaríamos nós, profissionais da Logística nos mobilizando para fazer uma “MARCHA DA LOGÍSTICA PARA O PROGRESSO”. Mas como não é nada disso,então exponha sua opinião.

JG Vantine
VANTINE SOLUTIONS


PONTO DE VISTA

“PORTO SEM PAPEL”

Este programa da SEP – Secretaria Especial de Portos, além de bem vindo, é esperado há muito tempo, porém mesmo assim, surpreende de algum modo.

O programa trata da eliminação dos trâmites burocráticos baseado em carimbos e assinaturas para o meio eletrônico. A Logística evoluiu quando as comunicações e sistemas de informação proporcionaram agilidade às informações e, por conseguinte, às mercadorias. Atualmente, esta evolução se tornou dependência de sistemas, cuja construção tem exemplos positivos e outros nem tanto. Acreditamos no sucesso desta empreitada, como recurso, ou como se prefere dizer, uma ferramenta importante para alcançarmos a fluidez (quase) das informações.

Conta-se, utilizando um termo lendário, que são necessárias quase 1.000 informações em 116 formulários para um navio atracar no porto. Os principais órgãos envolvidos são, a Autoridade Portuária, a Marinha do Brasil, a Polícia Federal, a ANVISA, o Ministério da Agricultura e a Receita Federal. Todos deverão buscar no sistema a integração de informações sobre qualquer navio que solicite atracação, esperando-se desta forma, reduzir o tempo de comunicação e ação sobre a “cadeia da informação”.

O Brasil reduzirá o prazo de liberação, de 5,8 dias para, aproximadamente, 3,5 dias. Mesmo assim, tem ainda tem muita gordura para enxugar, comparando com os países desenvolvidos. Esta “oportunidade” pode estar representando uma gradativa redução de empregos. A redução da ineficiência pode preocupar os envolvidos, mas é inevitável e inexorável. Acontecerá impassível ante a observação geral. No caso, a velocidade é que preocupa. Se por um lado, este sistema já está em teste nos portos de Santos e Vitória, o que é positivo, os prazos estão associados a um período de governo posterior ao atual. Conhecendo as práticas políticas e administrativas, fica a dúvida quanto à aceleração, termo já conhecido, de sua implementação.

Mesmo me mantendo otimista como é de minha natureza, a realidade sempre preocupa e pergunto, por exemplo: a) Por que outros paises conseguem fazer isto em um dia e nós, informatizados e evoluídos só conseguiremos em três? b) Estaremos automatizando a ineficiência? Esperamos que não! c) A documentação poderá ser iniciada de forma antecipada? Esperamos que sim! Assim, poderíamos fazer outras perguntas visando a integração do processo pelas informações. Quando esta integração ocorrer perceberemos que alcançamos um patamar de produtividade no setor, pelo menos no mesmo nível dos países mais avançados.

C.B.Marra
VANTINE SOLUTIONS

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