29/11/2013 – GESTÃO DA LOGÍSTICA: CUSTOMER SERVICE / FELIZ NATAL PARA QUEM SE PLANEJOU!!
VIVENDO A LOGÍSTICA
PONTO DE VISTA
FELIZ NATAL PARA QUEM SE PLANEJOU!!
Ir à loja comprar e levar, ir à loja comprar e receber, ir à loja e receber na data e turno prometido, acessar a internet e adquirir o produto desejado e receber na data prometida, exatamente o produto comprado, não… não estamos sonhando. Isso só é possível se as compras forem feitas nas empresas cuja área de logística se planejou.
Natal, época esperada para o comércio de toda natureza, desde alimento à eletrônicos sofisticados. Nessa época as vendas são ampliadas expressivamente em relação ao faturamento mensal (médio). Com isso as empresas aguardam para completar os resultados de vendas do ano, que geralmente podem ter deixado a desejar.
Ao contrário, se não houver planejamento logístico, ao invés de comemoração, se o consumidor não encontrar o produto desejado nas prateleiras, ou nos e-commerces, se o consumidor encontrar, comprar o produto desejado e não o receber na data combinada, teremos perda de clientes pela frustração de expectativas.
Tanta expectativa e esforço, sem planejamento pode se transformar em motivo de prejuízo financeiro e/ou de imagem, devido a perda de confiança do consumidor. São valores de difícil mensuração, mas sempre há perda.
A parceria empresa – operador logístico também tem que estar afinada, afinal, são os operadores logísticos que, devido à grande necessidade de recursos tem maior demanda por áreas de armazenagem, transporte e movimentação de cargas etc, etc…
Sendo o Natal um evento sazonal e conhecido porque não planejá-lo? A logística não pode ser tratada no improviso. PLANEJAMENTO LOGÍSTICO é essencial. Sempre há algo a aprender.
E não vamos culpar o Papai Noel pelo resultado! Com o mercado aquecido, para quem se planejou? Ação eSucesso! Para os demais! Risco eSorte!
Sandra Barbosa
Vantine Logistics & Supply Chain Consulting