POR QUE 06/JUNHO NÃO É DIA DA LOGÍSTICA?
12 de junho de 2023

POR QUE 06/JUNHO NÃO É DIA DA LOGÍSTICA?

POR QUE 06/JUNHO NÃO É DIA DA LOGÍSTICA?   Vou explicar e informar. Ao liderar um grupo de colegas para criar a ASLOG em 1989, nosso principal objetivo foi congregar pessoas para o desenvolvimento da profissão na área de Logística e criação de curso bacharelado em Logística;   O CONCEITO   Não existe “dia de […]

Leia mais
PELO SIM, PARA O NÃO
12 de junho de 2023

PELO SIM, PARA O NÃO

PELO SIM, PARA O NÃO JGVantine   Estava assistindo apresentação de um debate durante, como sempre, de ótimo nível, e ao término, o Presidente do Conselho Santos Export, Ricardo Molitzas “quebrando o protocolo” subiu à tribuna para uma importante declaração. Isso foi no dia 15/maio/23, durante o Fórum Regional Santos Export 2023.   Disse o […]

Leia mais
Vantine ao completar 50 anos de formado, faz uma ampla avaliação da Logística no Brasil
12 de junho de 2023

Vantine ao completar 50 anos de formado, faz uma ampla avaliação da Logística no Brasil

REVISTA LOGWEB EDIÇÃO 230 – NOV-DEZ-2022 Qual o motivo que te levou a cursar engenharia? Na época, há 50 anos, as alternativas de formação acadêmica não eram tantas quanto hoje, existia ciências exatas, ciências biológicas, ciências sociais. A engenharia também não oferecia tantas variações quanto hpjo, no máximo 4 ou 5 especializações. Eu sabia o […]

Leia mais
ChatGPT. O MAIS NOVO DESAFIO ENTRE AMEAÇA E OPORTUNIDADE
24 de fevereiro de 2023

ChatGPT. O MAIS NOVO DESAFIO ENTRE AMEAÇA E OPORTUNIDADE

POR QUE 06/JUNHO NÃO É DIA DA LOGÍSTICA?

Vou explicar e informar.
Ao liderar um grupo de colegas para criar a ASLOG em 1989, nosso principal objetivo foi congregar pessoas para o desenvolvimento da profissão na área de Logística e criação de curso bacharelado em Logística;

A.) O CONCEITO

1. Não existe “dia de atividade”, exemplo: “Dia da Engenharia”, é “Dia do Engenheiro”, nem “Dia da Administração, mas “Dia do Administrado etc.

2. Profissão regulamentada pelo MEC, como médico, engenheiro, administrador, na Logística não existe, como também não existe o vocábulo “logístico” como substantivo denominando a profissão. Pode sim, se usado como adjetivo, por exemplo: “Condomínio Logístico”, “Operador Logístico”

3. Portanto, o que se pode denominar como Profissional de Logística? Apenas “Tecnólogo em Logística” é reconhecido pelo MEC;

4. Já o MTE, no CBO – Código Brasileiro de Ocupação, apresenta muitas funções (não profissões) como: “Analista de Logística” – código 2527-15; “Auxiliar de Logística” – código 4141-40; até mesmo Diretor de Logística e Suprimentos – código 1226-05). Leiam artigo de minha autoria na Logweb maio/junho-2022, página 17;

5. Em 2016, o MTE incluiu a ocupação de “Engenheiro de Logística” – código 2149-45 da família ocupacional de “Engenheiro de Produção”;

6. Portanto, do ponto de vista técnico, só existem 2 profissões regulamentadas no setor de Logística: Tudo o mais eu classifico como “Função”;

7. Tive a sorte de conviver com os maiores mestres da academia americana na área de Logística, entre eles, destaco o amigo Douglas Lambert, Ph.D. professor emérito da The Ohio State University e lá conheci o curso de graduação bacharelado (Bachelor of Science in Logistics), equivalendo aqui, ao curso superior de 5 anos de Administração em Logística. Esse considerado “Profissional de Logística”;

Então, o que deve ser considerado o dia 06 de junho?

B.) A ORIGEM

1. Inicialmente em 14/04/2010, através de propositura da ASLOG (representada por Rodrigo Vilaça, Altamiro Borges e Adalberto Panzan), a Deputada Aline Correa entrou com Projeto de Lei para a criação do “Dia do Profissional da Logística”, a ser comemorado no dia 06/junho;

2. Tempos depois, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal encaminhou o processo para audiência pública presidida pelo Deputado Federal Leopoldo Meyer (PSB-PR). Ali como testemunha, Paulo Fleury (ILOS) e Paulo Resende (FDC) além de Rodrigo Vilaça;

3. Como se observa até esse ponto, tudo aconteceu longe do conhecimento dos associados da entidade e sem que esses pudessem opinar;

4. Depois dos tramites regulamentares, em 03/maio/2022, o Presidente Bolsonaro sancionou a Lei 14.329/22 instituindo o “Dia do Profissional de Logística”

C.) GRANDE ERRO TÉCNICO E HISTÓRICO

1. Desde o início de abril/2010, foi usado elemento motivador para definição da data de 06 de junho, o “Dia D”, (garanto que 90% de quem estão lendo esse artigo sabe que seu significado);

2. Na justificativa, o grande erro técnico e histórico foi considerar a mais sangrenta batalha da 2ª Guerra Mundial (1939/1945). quando em 6/6/1944 as tropas aliadas (sabem o que é isso?) lutaram contra as tropas da Alemanha nazista (leia-se Hitler), na região da Normandia no norte da França (procurem na internet). Foi denominada “Operação Overlord”;

3. Segundo o Museu Memorial do Holocausto de Washington, DC, 7 mil navios, 156 soldados, 12 aeronaves e 50 mil veículos de guerra participaram dessa batalha que durou 80 dias, na qual morreram cerca de 10 mil soldados aliados e 9 mil alemães!

4. ERRO Nº 1: TÉCNICO: Essa operação NÃO é considerada como “Logística”, mas como “Tática de Guerra”. E NENHUMA RELAÇÃO COM A LOGÍSTICA EMPRESARIAL”;

5. ERRO Nº 2: HISTÓRICO: Para os brasileiros (à exceção dos 21.000 soldados da Força Expedicionária Brasileira, conhecidos como “Pracinhas”, que lutaram na Itália e são considerados Heróis), esse fato nada representa, foi distante, sem envolvimento direto do Brasil, aconteceu há 80 anos. Foi uma INFELIZ referência utilizada;

6. ERRO Nº 3: COLETIVO: Nas redes sociais, as pessoas repetem a comemoração do “dia da Logística” sem sequer analisar o que pode evidenciar ou estudar o significado. Esse é o que chamo de “Efeito papagaio.”

D.) DÚVIDA E SOLUÇÃO SOBRE O PROFISSIONAL

1. PROFISSIONAL: Quem estuda engenharia é engenheiro (é um substantivo) e que se especializa em software é “engenheiro de software”. Quem estuda marketing não é “marketeiro”, é “mercadólogo”, mas em Logística não existe o “Logístico”;

2. Como vimos, na Logística temos 2 profissionais nomeados: “Tecnólogo em Logística” e “Engenheiro de Logística”;

3. O que fazer para corrigir esse erro técnico? Eu memo, trabalho há 50 anos em Logística, dos quais 36 em Consultoria, posso ser considerado um profissional de Logística? Em tese não!

4. Qual a solução? Do bravo caminhoneiro, passando pelos estivadores até gerentes, diretores e vice-presidentes, que atuam em alguma atividade dos processos logísticos, considero como “Profissional de Logística”. Basta refletir sobre a definição da Logística e, se aplicar esse conhecimento, pois tem muita bobagem nas redes sociais.

“…É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”.

E.) DÚVIDA E SOLUÇÃO REFERENCIAS & INSPIRAÇÃO

Ano após ano eu defendo a mesma tese: DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA DEVE TER COMO REFERÊNCIA E INSPIRAÇÃO A FUNDAÇÃO DA ASLOG – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOGÍSTICA EM 06/JUNHO/1989, uma vez que a lei 14.329 de 03/05/2002 diz “Fica instituído o dia 06 de Junho como o “Dia Nacional do Profissional de Logística, a ser celebrado anualmente em todo território nacional” felizmente não menciona a inadequada e incorreta justificativa original. Assim, conheçam a cerimônia da fundação da original ASLOG no link Assembleia Fundação ASLOG – Consultoria em Logística e Supply Chain – Vantine Consulting Consultoria em Logística e Supply Chain – Vantine Consulting

JG VANTINE: https://vantine.com.br/biografia-profissional-jg-vantine/

Leia mais
VUC A LÓGICA DO ABASTECIMENTO URBANO
31 de maio de 2022

VUC A LÓGICA DO ABASTECIMENTO URBANO

VUC A LÓGICA DO ABASTECIMENTO URBANO

Leia mais
LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – NADA SERÁ COMO ANTES
23 de março de 2022

LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – NADA SERÁ COMO ANTES

LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – NADA SERÁ COMO ANTES       Publicação da BENEWS – ano 1, nº 30

Leia mais
A LOGÍSTICA MUITO ALÉM DA INFRAESTRUTURA
8 de março de 2022

A LOGÍSTICA MUITO ALÉM DA INFRAESTRUTURA

A Logística Muito Além da Infraestrutura         Publicação da BENEWS – ano 1, nº 17  

Leia mais
FERROVIA NO BRASIL – VOLTA PARA O FUTURO
22 de fevereiro de 2022

FERROVIA NO BRASIL – VOLTA PARA O FUTURO

22FERROVIA NO BRASIL – VOLTA PARA O FUTURO     Publicação da BENEWS – ano 1, nº 5

Leia mais
Live: Cenário Atual do SCM no Brasil
9 de agosto de 2021

Live: Cenário Atual do SCM no Brasil

Para Assistir: https://www.youtube.com/watch?v=lEyXmGKAwiY    

Leia mais
INTEGRAÇÃO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO – SISTEMA RODOVIÁRIO
10 de maio de 2021

INTEGRAÇÃO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO – SISTEMA RODOVIÁRIO

Webnário realizado pelo Jornal OVale, com a participação de JG Vantine, A LOGÍSTICA FORTE.

O consultor e especialista em logística José Geraldo Vantine vê a Rodovia dos Tamoios com um impacto que extrapola a região do Vale do Paraíba. Ele participou, na última quarta-feira (5), do segundo dia do webinário ‘Tamoios, O Futuro em Obras’, realizado por OVALE, no segundo capítulo do projeto ‘Brasil do Futuro’, que debate as obras de ampliação da rodovia que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte.

Leia mais
LOGÍSTICA + TECNOLOGIA: A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA
11 de dezembro de 2020

LOGÍSTICA + TECNOLOGIA: A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA

No ambiente empresarial, a Logística começou a tomar forma no início dos anos 50 (Século 20), momento em que universidades americanas (repletas de grandes cientistas de vários países do mundo pós-guerra) e com suas indústrias preservadas (o palco da 2ª Guerra não foi em território dos EUA), iniciou o processo de crescimento acelerado. O Marketing logo virou ciência na academia e aí se incorporou o “P” (Place) e criou-se o conceito de “Distribuição Comercial” e logo virou “Distribuição Física” e nos anos 80 assumiu a mega função empresarial: “LOGÍSTICA”. Na virada dos anos 90 vieram os softwares (como WMS, TMS, ERP) e mais à frente tantas tecnologias que “turbinaram” a Logística. Mas será que funciona mesmo?
I – INTRODUÇÃO
Primeiro é preciso situar a Logística em cada elo das cadeias produtivas (cadeia de abastecimento é outra coisa), começando nas fontes primárias e terminando nos consumidores. É um longo caminho no qual a Logística é aplicada conforme o elo de atuação.Exemplo básico – Indústria de Consumo(vide no arquivo PDF)“A” – O ciclo não é tão simples como ilustrado e exige processos logísticos sofisticados, especialmente em “2” e “3”;“B” – É o início da cadeia logística pipeline e esse elo é o mais “equilibrado sob o prisma da demanda”;“C” & “I” – É o conjunto de elos (que podem ter melhor desempenho com a Gestão Integrada da Cadeia de Abastecimento / Supply Chain Management), e cada um deles tem sua característica funcional e operacional próprios.
Embora as várias tecnologias em logística se apliquem em todos os elos da cadeia produtiva, é no ciclo “C” & “I” que se exige mais importância de soluções porque envolve duas das principais variáveis que impactam o lucro das empresas:
ESTOQUE – Equilíbrio para não faltar e não sobrar;SERVIÇO AO CLIENTE – Na era da “não fidelidade” esse é o diferencial competitivo, quer seja no B2B ou no B2C. Assim, importante ficar claro o que é LOGÍSTICA.

“Logística é parte integrante da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender os requerimentos dos clientes”. Lambert / Stock / Vantine

Dessa forma, é necessário o entendimento que Logística transcende as paredes da simplicidade interpretativa. A complexidade atual e futura, além da amplitude da aplicação de tecnologias e Tecnologia da Informação, observar no diagrama a seguir as interfaces que demonstram o completo Ecossistema.
(continue lendo no arquivo PDF)

Leia mais
REVOLUÇÃO 4.0  CONECTIVIDADE & MOBILIDADE TRANSFORMANDO OS MODELOS E PROCESSOS DA LOGÍSTICA E DO TRC
14 de dezembro de 2020

REVOLUÇÃO 4.0 CONECTIVIDADE & MOBILIDADE TRANSFORMANDO OS MODELOS E PROCESSOS DA LOGÍSTICA E DO TRC

1. INVENÇÕES – INOVAÇÕES – REVOLUÇÕES

Precisamos sempre ter em mente que a inteligência (exclusiva do ser humano) é um processo de evolução contínua, e geometricamente exponencial. Uma via¬gem ao passado mostra que a curiosida¬de virou ciência lá pelo século XII, milha¬res de anos depois que o Homo erectus dominou o fogo e mudou seus hábitos alimentares. Talvez esta tenha sido a primeira “tecnologia disruptiva” da hu¬manidade – estima-se há 400 mil anos. E de verdade, a primeira invenção que se¬parou o “homem do macaco” (afirmação livre minha) foi a … “roda”, estima-se há 6 mil anos. Esta permitiu acelerar a ex¬pansão territorial dando início aos povos que mais tarde tornariam os países.
Pronto! Vamos lá! Quantas invenções tiveram, e que de fato mudaram o rumo da humanidade? Muito mais de que a tal 1.0 (do vapor) dada como partida para chegar à revolução 4.0.

Aqui reside minha primeira reflexão: O que, de fato, é mais importante? As invenções ou suas consequências? Caso do vapor que mudou a forma de produzir e de transportar. Ou a energia elétrica (dada como 2.0), que mudou o habito da alimentação com a inovação das ge¬ladeiras elétricas. Ou o ancestral telégrafo sem fio que revolucionou a comunicação. E por aí vai.

Assim, toda revolução da humanidade é resultado das inovações produzidas pelas invenções. Ponto!

2. FUNDAMENTOS VERSUS INTERPRETAÇÕES

Historicamente, a ciência é oriunda das pesquisas aca¬dêmicas. E isso ocorre desde a Idade Média na Europa, lembrando que os habitantes das Américas eram indí¬genas e a distancia dos territórios asiáticos não permitia troca com as ciências milenares dos chineses e japone¬ses. Claro, com a evolução industrial, “Pesquisa e Desen¬volvimento” também passaram a ser missão das diferen¬tes indústrias que, no século XX, de verdade colocaram a humanidade na plenitude do prazer: comer alimentos novos, viajar mais rápido e com conforto dos aviões; da saúde: amenizar seus males com medicamentos mo¬dernos; e do convívio social até chegar à aldeia global padronizada com “usos e costumes” disseminados pela televisão a cabo graças ao genial (percebem que de tem¬pos em tempos surge um gênio que muda o mundo?) Steve Jobs, que teve a ousadia de cruzar a tecnologia do celular com a tecnologia da internet, e nasceu o filho “Smartphone = iPhone”. A última inovação de verdade.

Ocorre que no paralelo das ciências acadêmicas, tam¬bém surgiram inovações, especialmente na “Gestão e Administração”. Aqui surgiu de fato a “Logística Empre¬sarial”, em 1986. Não é tão nova como muitos pregam, e nem tão simples como muitos falam.

Fundamento da Logística: “Logística é o processo de planejamento, operação e controle do fluxo e armaze¬namento eficiente e econômico de matérias primas, ma¬terial em processo e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem aos pontos de consumo para atender os requerimentos dos clientes” (Lambert, Stock, Vantine).
É importante entender esse fundamento para poder fa¬lar em Logística 4.0, e saber diferenciar o que é tecnolo¬gia primária da aplicada.

• INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
• BIG DATA / ANALYTHICS
• MANUFATURA 3D
• CLOUD COMPUTING
• ROBÓTICA
• IoT

Leia mais
JG VANTINE PARTICIPA DA 5ª FEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
25 de outubro de 2018

JG VANTINE PARTICIPA DA 5ª FEIRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Na maior Feira de Tecnologia da Informação do interior, José Geraldo Vantine presidiu Painel DESAFIOS E RESULTADOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA NO VAREJO, participaram com ele Alexandre Robazza, Gerente Regional do Sebrae de São Paulo e Ricardo Ruiz Rodrigues, Diretor de Supply Chain do Magazine Luiza. Apresentaram as inovações da tecnologia aplicada no pequeno […]

Leia mais
O NOVO MODELO DO PALETE PBR
16 de junho de 2018

O NOVO MODELO DO PALETE PBR

HISTÓRICO DO PBR Seguia a segunda década dos anos 1980, quando a competição industrial se tornou global, fazendo surgir forte evolução na competitividade e produtividade, resultando para o registro de referencia o mundialmente conhecido “Sistema Toyota de Produção – TPS”, que inspirou inúmeras iniciativas de melhorias contínuas, tanto como o “JIT – Just in Time” […]

Leia mais
OBSTACULOS E DESAFIOS DA LOGISTICA EM TEMPOS DE CRISE
17 de fevereiro de 2018

OBSTACULOS E DESAFIOS DA LOGISTICA EM TEMPOS DE CRISE

Cenários de Crises – No contexto da história brasileira inserido no ambiente político da America Latina, seguramente o cenário das crises teve inicio com a chamada “revolução de 1964”, quando os tentáculos  do comunismo tomaram conta das nossas lideranças. Passados cinco décadas e mais de 12 diferentes situações de democracia e economia, temos hoje o […]

Leia mais
JG VANTINE FAZ PALESTRA NO  9º LUBGRAX MEETING 2018
1 de agosto de 2018

JG VANTINE FAZ PALESTRA NO 9º LUBGRAX MEETING 2018

JG Vantine faz Palestra no 9º LUBGRAX MEETING 2018. “Logística 4.0 é um termo do original “Indústria 4.0”, criado em 2012 através de projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão, para representar a 4a. revolução industrial caracterizada pela ampla utilização da Tecnologia Digital Mobile, Internet das Coisas (IoT) / Conectividade, “Cloud Computing”; Robotização com […]

Leia mais
CPP / PBR – NOVA FASE
20 de dezembro de 2017

CPP / PBR – NOVA FASE

  Nesta apresentação JG Vantine demonstra a Metodologia – Técnicas do Projeto do Palete PBR-1990;

Leia mais
REVOLUÇÃO 4.0: CONECTIVIDADE E MOBILIDADE TRANSFORMANDO OS MODELOS DA LOGÍSTICA
1 de dezembro de 2017

REVOLUÇÃO 4.0: CONECTIVIDADE E MOBILIDADE TRANSFORMANDO OS MODELOS DA LOGÍSTICA

A volta ao passado com tecnologia digital. Fazer o mesmo, mas rápido e mais barato. A competição de guerrilha pela sobrevivência no mercado. A identidade “4.0”, me fez refletir o livro “40 tons de cinza” não pelo conteúdo, mas pela reverberação exponencial e global, no que se assemelham. Não sou adepto de conceitos que se […]

Leia mais
JG VANTINE FAZ DOAÇÃO DE LIVROS À BIBLIOTECA DA FATEC
25 de outubro de 2017

JG VANTINE FAZ DOAÇÃO DE LIVROS À BIBLIOTECA DA FATEC

        JG Vantine doa livros de logística para biblioteca da FATEC de São José dos Campos E… Apresenta Painel Interativo A EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA ANOS 70 – GERENCIAMENTO DE CUSTO Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custos e […]

Leia mais
CONSULTORIA EM LOGÍSTICA, VANTINE SOLUTIONS COMPLETA 31 ANOS.
16 de agosto de 2017

CONSULTORIA EM LOGÍSTICA, VANTINE SOLUTIONS COMPLETA 31 ANOS.

A melhor empresa de CONSULTORIA EM LOGÍSTICA, VANTINE completa 31 ANOS. Somos a melhor empresa de Consultoria em Logística & Supply Chain Management completa 31 anos. Nossos agradecimentos aos clientes e colaboradores. Assista ao vídeo.

Leia mais
1 2 3 19