SISTEMA LOGÍSTICO – PARTE XIII – FINAL
Hoje por exemplo, é possível ter acesso a controles aperfeiçoados utilizando computadores, a novas técnicas e equipamentos para movimentação de materiais e a novos materiais para embalagens. Além disso, o aperfeiçoamento dos canais de informações tem sido vital ao desenvolvimento do sistema, pois permite o acesso sistemático ao controle de operações – inexequível por métodos menos aperfeiçoados.
De outro lado, essas novas possibilidades ofereceram outra oportunidades ao marketing. Ao mesmo tempo, as pressões do marketing levaram a mudança no sistema logístico. Na medida em que a concorrência aumenta e os mercados se ampliam, a integração indústria/comércio/serviço tende a se fundir num sistema único e contínuo, com administração integrada do sistema logístico.
Redução do “lead-time”, aumento da produtividade, redução de custos e aumento de qualidade, são as grandes metas das empresas modernas, pois são fundamentais para se atingir a competitividade e garantir a produtividade. A tendência mostra que a Logística será a mais importante atividade na próxima década para a busca da eficiência na relação: FORNECIMENTO – PRODUÇÃO – DISTRIBUIÇÃO – CONSUMO. E, para isso, esses instrumentos se completarão, tais como:
- Sistema integrado de Planejamento de Materiais em tempo real de uso, permitindo com a evolução da informática para o processamento das informações (MRPS – JIT);
- Automação e flexibilidade da manufatura para permitir redução de estoques e ajustes às variações de demanda;
- Sistema integrado do Planejamento de Distribuição, com aplicação do conceito Just in Time (DRP – JIT);
- Veículos de transporte, especialmente rodoviários que permitam otimização na relação peso/volume, e sistema de carga/ descarga rápidos, como já é realidade hoje na Europa, com sistema Philips de transporte;
- Planejamento modular de embalagem, com uso de palete padronizado para oferecer maior ganho na relação área/espaço;
- Equipamento de movimentação e armazenagem informatizado para permitir aumento da eficiência e redução do custo operacional
Dentro do planejamento estratégico empresarial, para a próxima década, a Logística, como sistema integrado de administração do fluxo de informação e materiais, é o instrumento que decidirá pelo sucesso dos resultados financeiros e operacionais.
Jornal – O Estado de São Paulo – Publicado em 21 de fevereiro de 1989
J.G. Vantine – Engenheiro Industrial, consultor, professor especializado em logística, distribuição, movimentação, armazenagem e embalagem. Professor da OEA para América Latina. Diretor geral da Vantine & Associados, empresa especializada em Logística e Distribuição Física.
Diretor Geral da Vantine Consulting, empresa de Consultoria em Logística e Supply Chain Management.