21/10/2009 – LOGISPOINT – JULHO-2001 / COMÉRCIO ENTRE BRASIL E COLÔMBIA PODE ESTIMULAR ECONOMIA DOS PAÍSES
VIVENDO A LOGÍSTICA
LOGISPOINT – JULHO-2001
Em mais uma edição do LOGISPOINT – O Ponto de Encontro dos Profissionais de Logística, tivemos como palestrante, 1ª. Mulher a brindar nosso Evento.
Maria Cristina Forjaz, à época a frente da Gerencia Nacional de Logística da KODAK, com bastante desenvoltura e pulso, apresentou o case “Kodak – DHL, uma Terceirização de Sucesso”.
Atualmente Maria Cristina se encontra na BASF, que certamente continua sua trajetória com sucesso e com muita competência.
Vale a pena conferir a Palestra
Obs: Os números apresentados foram fictícios
PONTO DE VISTA
COMÉRCIO ENTRE BRASIL E COLÔMBIA PODE ESTIMULAR ECONOMIA DOS PAÍSES
Na segunda-feira (19) tive a oportunidade de comparecer no Encontro Empresarial Brasil Colômbia promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde compareceram ministros dos dois países, diversos empresários, o Governador de São Paulo, José Serra, o Presidente da Colômbia Álvaro Uribe e o Presidente do Brasil Luis Inácio (Lula). E um acordo assinado entre os dois presidentes relata a ampliação do fluxo comercial que passaria de U$3,2 bilhões registrado o ano passado para U$10 bilhões.
A cooperação política e de estratégias de crescimento, deixam a logística como um ponto importantíssimo para o desenvolvimento dos dois países. E a Colômbia com uma necessidade grande de ajuda na construção de rodovias e de hidrelétricas, das pontes e telecomunicações.
E nós de Logística pensamos … Como faremos para praticamente triplicar nosso comércio com o vizinho?
Bem, na verdade, hoje fazemos este comércio entre os países via aérea ou marítima, pelo Canal de Panamá ou pelo Sul da América do Sul. O presidente Uribe planeja uma ligação de um novo Porto no Oceano Pacífico até o Estado do Amazonas, mas o Brasil não possui este acordo de passagem direta com a Venezuela, utilizando a BR 174, e o transporte terrestre entre Brasil e Colômbia fica extremamente difícil, pois ainda temos o obstáculo da Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes.
O que devemos sugerir a Logística da Colômbia?
Daniel Vantine
VANTINE SOLUTIONS