VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA APLICADA AO SUPERMERCADO

Na seqüência da nossa história da Logística no Brasil o texto que está disponibilizado no link abaixo é auto-explicativo e merece leitura reflexiva trazendo os fatos para os dias atuais. E ver que nesses últimos doze anos a Logística Empresarial, especialmente no elo Fornecedor x Supermercado caminhou na esteira (aquela mesma que as pessoas usam para o exercício físico).

Boa leitura!

Logística Aplicada ao Supermercado

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

A última frase contida na mais aceita definição da Logística é“Atender os requerimentos” e isso corresponde a“Satisfação das nossas necessidades”.

O termo SATISFAÇÃO, no entanto tem vários significados, desde aquele conhecido slogan de uma loja de departamentos“Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, passando pela eterna música “Satisfaction” dos Rolling Stones, chegando aos últimos estudos da indústria farmacêutica que criou soluções para satisfação sexual. Enfim, satisfação é um termo muito profundo que exprime um dos mais importantes sentimentos de uma pessoa: ESTAR BEM E ESTAR FELIZ.

Em vista dos vetores aleatórios citado no meu último editorial, talvez seja essa razão da maioria das pessoas não possuírem o sentimento da satisfação ou mesmo a grande maioria sempre possuir ao longo do seu dia alguns sentimentos de não satisfação.

Um outro enfoque para esse termo, e que também está cada vez mais inusual é relacionado com o COMPROMETIMENTO, ou seja, pessoas que não cumprem compromissos assumidos. E isto ocorre em todas as esferas.

No ambiente empresarial o eixo de maior importância da Logística (composto por processos, tecnologia e pessoas) é hoje exatamente a SATISFAÇÃO DOS CLIENTES, fundamentalmente entregas no prazo e com pedido perfeito (a quantidade certa, os produtos corretos, sem avarias e no prazo acertado).

É muito comum para nos enquanto pessoas, envolvidas ou não nos processos empresariais, sempre manifestarmos insatisfação até mesmo possivelmente por questão cultural, especialmente para os latinos americanos (principalmente os de língua portuguesa) já se habituaram a não darem satisfação pelos seus erros ou falhas. E isso transcende a relação pessoal invadindo drasticamente relação empresarial, e como conseqüência grande parte do tempo nos vemos “dando satisfação” ou mesmo gastando tempo para solução de problemas criados.

Para nós da Logística, temos que nos habituar a busca constante da perfeição, pois ela se afasta cada vez mais quanto mais dela nos aproximarmos. E isso é efeito da competitividade

Analisem a definição abaixo e tirem suas conclusões:

“Logística é uma parte da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla com eficácia o fluxo e a armazenagem dos bens, dos serviços e das informações entre o ponto da origem e o ponto de consumo destes itens, a fim de satisfazer os requerimentos do Cliente”.

J.G. Vantine

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