SUPERHIPER

Quais são as alternativas para trabalhar com eficiência os produtos perecíveis na sua loja? Por qual estratégia logística eles chegam até ela? Sua empresa possui um centro de distribuição próprio? São utilizados os serviços de um operador logístico ou as mercadorias são entregues diretamente na loja? SuperHiper traz a opinião de especialistas sobre o assunto e mostra algumas práticas que podem tornar mais eficientes a operação desses produtos.

No transporte, em alguns casos, o custo chega a ser 1 vez a 1,5 vem maior em relação à carga seca e para armazenar é três vezes maior por metro cúbico do que o produto seco, estima o presidente da Vantine Consultoria, José Geraldo Vantine.

Mas o momento é de as empresas se voltarem mais a uma boa estratégia logística de perecível. Com ela, evitam-se maus procedimentos, como uso inadequado de equipamentos, em temperaturas incorretas. Há treinamento de funcionários, busca-se a especialização. Também é analisada a estrutura física no supermercado para o recebimento dos produtos – as docas, antecâmaras. Faz-se um esquema específico para o recebimento de perecíveis, para a diminuição de caminhões no descarregamento de mercadoria e principalmente, há um controle maior do produto em estoque e na gôndola.

Revista SuperHiper – Agosto/2002