LOGÍSTICA & ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa de Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para ADAG em Goiânia, 13 de maio de 1999.
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi à integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
LOGÍSTICA É: “PROCESSO DE PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DA EFICIÊNCIA, E DO CUSTO EFETIVO RELACIONADO AO FLUXO DE ARMAZENAGEM DE MATÉRIA-PRIMA, MATERIAL EM PROCESSO E PRODUTO ACABADO, BEM COMO DO FLUXO DE INFORMAÇÕES, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO COM O OBJETIVO DE ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DO CLIENTE”. CLM
REFLITA: OS LÍDERES DAS COISAS VELHAS, EM GERAL SÃO CONTRÁRIOSÀS COISAS NOVAS!
PARA PENSAR: “NESTA ERA DE MUDANÇAS DRAMÁTICAS, OS QUE TÊM SEDE DE APRENDER, HERDARÃO O FUTURO. OS QUE ACREDITAM QUE JÁ SABEM TUDO, VÃO DESCOBRIR QUE ESTÃOPREPARADOS PARA VIVER EM UM MUNDO QUE JÁ NÃO EXISTE MAIS !”. (Eric Hofer)
OS NOVOS PARADIGMAS
“… O PARADIGMA REPRESENTA A PREVALÊNCIA DE UMA TEORIA GERAL… NÃO TEM NENHUM IMPACTO NO UNIVERSO NATURAL – SE O SOL GIRA EM TORNO DA TERRA, OU O CONTRÁRIO NÃO CAUSA NENHUMEFEITO NO SOL OU NA TERRA. MAS O UNIVERSO SOCIAL NÃO TEM LEIS NATURAIS E É OBJETO DE CONTÍNUAS MUDANÇAS… GERENCIAMENTO, COMO DISCIPLINA SOCIAL ATUA NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS EDAS INSTITUIÇÕES HUMANAS… O QUE FOI VÁLIDO ONTEM PODE SER INVÁLIDO HOJE E MAL COMPREENDIDO EM TODOS OS TEMPOS.” (Peter Drucker, Outubro, 1998)
“NOSSO SÉCULO É O DA ACELERAÇÃO TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA, QUE SE OPEROU E CONTINUA A SE OPERAR EM RITMOS ANTES INCONCEBÍVEIS! ESPAÇO, TEMPO, INFORMAÇÃO, CRIME, CASTIGO, ARREPENDIMENTO, ABSOLVIÇÃO, INDIGNAÇÃO, ESQUECIMENTO, DESCOBERTA, CRÍTICA, NASCIMENTO, VIDA MAIS LONGA, MORTE… TUDO EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE. A UM RITMO DE STRESS. NOSSO SÉCULO É O DO ENFARTE!” (Rápida Utopia – Umberto Eco).
OS NOVOS PARADIGMAS DESAFIOS PERMANENTES
“DIFERENTES PESSOAS REQUEREM DIFERENTES FORMAS DE GERENCIAMENTO” (Abraham Maslow – 1962 – Hierarquia das Necessidades Humanas)
“OS PILARES DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – JIT, CRIAM SINERGIA ENTRE O TALENTO INDIVIDUAL E O ESPÍRITO DE EQUIPE” (Taiichi Ohno – 1988)
“O GRANDE PROBLEMA EMPRESARIAL É QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O SÉCULO 21, COM EMPRESAS PROJETADAS NO SÉCULO 19 PARA FUNCIONAREM BEM NO SÉCULO 20” (Michael Hammer – 1994)
TENDÊNCIAS DA LOGÍSTICA – PLANEJAMENTO SIMULTÂNEO DA LOGÍSTICA
APS: ADVANCED PLANNING AND SCHEDULING
Planejamento simultâneo de materiais e recursos
- Algoritmos de otimização para restrições
- Suporte de decisão em tempo real
- Planejamento de vendas integrado à distribuição
- Alta velocidade de resposta à variação de demanda
- Alto índice de customização de produtos / canal de distribuição / categoria de clientes.
VENDA VIRTUAL / LOGÍSTICA REAL – E- COMMERCE – HOME DELIVERY
- NOVA FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO
- LIMITE = CRIATIVIDADE DE CADA EMPRESA
- LOGÍSTICA = LIMITE DA COMPETÊNCIA
- “EXTENDED LOGISTICS – CONSUMER SATISFATION
- DESEMBALAMENTO
- INSTALAÇÃO
- INSTRUÇÃO
- RETIRADA PRODUTO DESCARTADO
ECR – EFFICIENT CONSUMER RESPONSE
- ANÁLISE CAUSA – EFEITO COM ERRO DE ORIGEM
- RESULTADOS MUITO INFERIORES AO PLANEJADO NOS EUA
- MANUTENÇÕES DAS BARREIRAS IMPEDEM EVOLUÇÃO NO
BRASIL
- Cultura Cliente – Fornecedor
- Diferentes níveis de Tecnologia: Processo & Informação
SUPERAR AS RESTRIÇÕES E ENTENDER QUE ECR NÃO É “FÓRMULA” PRONTA É O 1º PASSO!
ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.
ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.
PARA PENSAR: “O PESSIMISTA QUEIXA-SE DO VENTO. O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE. O REALISTA AJUSTA AS VELAS.” (William Ward – Teólogo Inglês)1813-1882