VIVENDO A LOGÍSTICA

Pessoalmente eu nunca aceitei este termo, até porque Logística é uma das principais atividades da Administração Empresarial, enquanto “fiscal” está ligada a “arrecadação e fiscalização”.

A estrutura Política brasileira é Federativa, quer dizer, temos uma constituição, e temos uma Legislação Federal que se sobrepõe às Estaduais. E aí está incluída a lei do ICMS, que acaba sendo a inspiração do termo“Logística Fiscal” e que também na linguagem popular acabou criando o “passeio logístico”. Por exemplo: Os equipamentos fabricados em São Paulo, a serem utilizados na construção de uma refinaria no Rio de Janeiro, viajam até Vitória para se beneficiar do incentivo conhecido como FUNDAP. Outro caso, uma indústria localizada no Estado de São Paulo importa mercadoria através do Porto de Itajaí/SC, ou seja, o navio descarrega neste Porto a matéria prima, que é carregada no caminhão e roda aproximadamente 650 km, adicionando custo que é menor do que a redução de 18% para 12%.

O Governo do Estado de São Paulo, contrário a esta chamada “guerra fiscal” fechou o cerco contra as empresas que utilizam desde incentivos, atuando e aplicando multas ao entrarem na fronteira do estado, partindo do princípio que esses programas Estaduais necessitam de ser aprovados pelo CONFAZ- Conselho Nacional de Política Fazendária. Acontece que esses incentivos não obtiveram essas aprovações e, portanto, não estão na legalidade. Há controvérsias Jurídicas, Técnicas e Políticas e enquanto isso “o baile continua”.

É lamentável para o Gestor de Logística planejar a sua operação de abastecimento ou suprimento com base nos incentivos fiscais. Sei que eles não gostam, que contraria as boas práticas e as equações de formação de custo, mas o que importa é o custo total no qual a economia fiscal se sobrepõe ao aumento do custo nos “passeios logísticos”.

Vide links abaixo:

Link da interessante matéria e artigo de Affonso Celso Pastore, do dia 18/07/2010 do Jornal O Estado de São Paulo.

Link da matéria “Estados cortam imposto de importados e prejudicam indústria nacional” do dia 18/07/2010 do Jornal O Estado de São Paulo.

Link da matéria “Dispara a importação em Estado que dá benefício” do dia 18/07/2010 do Jornal O Estado de São Paulo.

J. G. VANTINE
Vantine Logistics Solutions


PONTO DE VISTA

CONSIDERAÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA 2012, 2013, 2014 …

Logística: A Utilidade e o Valor do Tempo.

Como dizemos internamente na VANTINE, quem atua em Logística e não está disposto a desafios deve “mudar de ramo de atuação”. Sabemos que as situações podem se tornar mais suportáveis e com os melhores resultados, mas diariamente, quem vive na operação experimenta desafios continuadamente. Muitas vezes estes desafios representam ocorrências imprevistas ou improváveis, mas que surpreendem com demandas extras. Acidentes, problemas com o tráfego, recebimento de produtos e materiais, agenda do cliente, aumento de vendas não previsto, promoções arquitetadas com tempo insuficiente, do ponto de vista operacional, etc, etc, etc.

Os desafios são permanentes e isto é um dos atrativos para os corajosos e valentes que diariamente os enfrentam para liquidá-los. Todavia as coisas podem ser mais racionais. Dizemos também que “ A Logística é (de forma geral) simples, mas não é fácil. Simples porque as soluções aplicadas devem ser entendidas por todos os envolvidos, ter baixo custo e efetivas, isto é, apresentar resultados concretos e imediatos.

Um dos maiores problemas com que os operadores, não digo administradores, se deparam é com a urgência. As pendências se agravam com o tempo e chega um momento em que resultam em necessidades ampliadas, sem tempo hábil para resolvê-las corretamente. O improviso aplicado na solução gera uma sensação de “heroísmo”, capacidade pessoal, coordenação de equipe, “suar a camisa”, que nem sempre seriam necessários se as providências fossem tomadas a tempo. O tempo não espera. Parece que um centésimo de segundo é muito pouco e nos acostumamos a olhar para os resultados anuais, mensais e ir resolvendo as situações de acordo com a necessidade e geralmente, em caráter de urgência. Quanto custo o esforço? Qualquer preço, mas atendi o cliente!!! A expressão soa forte, mas tem diferentes sentidos se ouvidas por profissionais de Marketing, de Vendas, de Produção, de Operação e de Finanças.

Você é líder? Não se contente com os indicadores como estão; conheça os limites de sua equipe e de sua empresa. Você não é líder? Conheça os seus limites e de sua equipe. Pode ser que você precise de ajuda. Hoje se usa jocosamente a expressão “vamos perguntar ou, pedir ajuda aos universitários”. De fato, quem não tem experiência não pode ajudar efetivamente.aprendidas pela experiência consolidam o conhecimento teórico. A empresa deve colaborar e investir no desenvolvimento das pessoas, mas isto não quer dizer que deve se transformar em um amplo laboratório.

Se você avaliar com cuidado, criteriosamente, certamente concluirá que muitos problemas e dificuldades atuais refletem a falta de um planejamento oportuno e adequado. Pode ser que você e sua equipe não disponham de Tempo, Conhecimento ou Habilidade para identificar o que é problema, definir prioridades e promover a solução, quer seja operacional, tática ou estratégica.

Procure quem possa ajudá-los porque o futuro se transformará em presente. Conte com o apoio da VANTINE!!!

C.B. MARRA
Vantine Logistics Solutions

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