VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA & MARKETING: A DUPLA DO SUCESSO

Nesta edição vamos colocar no link abaixo uma excelente palestra, apresentada durante o Fórum de Marketing & Vendas – Desenvolvendo Pessoa e Produtos realizado no Hotel Le Meridien na cidade de Salvador/BA, nos dias 25 e 26 de maio de 1999.

Esta foi uma oportunidade a qual pude apresentar os pontos de impacto entre as áreas de Logística & Marketing. Uma dupla que acrescentada com a tecnologia de informações faz de qualquer negócio um sucesso garantido. Confira!

J.G.Vantine

Logística & Marketing


PONTO DE VISTA

FELIZ NATAL PARA O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Natal, melhor época para as vendas do comércio, muitas vezes superando a média faturada do ano inteiro. Tão aguardada pela expectativa do comércio em obter um faturamento maior e, em alguns casos, completar os resultados do ano.

No entanto, tanta expectativa e esforço pode não se transformar em motivo de comemoração, mas podendo resultar em perda de confiança do consumidor e prejuízo à imagem da empresa. Para isso, basta estar despreparado para o aumento da demanda e deixar o consumidor insatisfeito por não encontrar o presente que deseja comprar, comprá-lo e não ter condições de entregá-lo, perdendo o momento da noite de Natal. Esse é um exemplo dos problemas que podem ser gerados pela falta de Planejamento Logístico. Sendo o Natal um evento sazonal, isto é, conhecido e repetitivo, porque não planejá-lo? Muitos de nós temos experiência positiva neste sentido, mas muitos mais, se recordam de “desastres” e dificuldades.

Considerando por atividade econômica, na esfera dos operadores logísticos o planejamento também é importante, devido à grande necessidade de recursos, para esse período há maior necessidade de capacidade de armazenagem, transporte e movimentação de cargas.

O principal setor atingido pela falta de planejamento é o alimentício, afetado pelo prazo de validade dos produtos perecíveis. Os setores eletro-eletrônicos e brinquedos também têm prejuízos, não como os produtos alimentícios, mas geralmente pela falta de produtos (stock out).

Neste período de maior sazonalidade do ano a Logística não pode ser tratada como improviso, o Planejamento Logístico é essencial e primordial para que a cadeia produtiva tenha um bom resultado, sem ele certamente seus custos se elevarão e sua competitividade ficará cada vez mais prejudicada.

Quando você deve começar? Depende de seu segmento, mas você é que decide! Com planejamento oportuno e adequado, certamente seus resultados serão os melhores!

Silvia Nakashima

IMAGEM