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JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para AC Nielsen em São Paulo, 03 de Junho de 2004.

EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio.  A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.

ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções  logísticas.  O foco foi a integração funcional.

ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição.  Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição.  É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.

O QUE É LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS  REQUISITOS DOS CLIENTES”.  (Council of Logistics Management, 1998)

MUDANÇAS NO AMBIENTE DA LOGÍSTICA

  • EXPLOSÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE
  • COMPRESSÃO DO TEMPO
  • GLOBALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
  • INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.

  • ANÁLISE CAUSA – EFEITO COM ERRO DE ORIGEM
  •  RESULTADOS MUITO INFERIORES AO PLANEJADO NOS EUA
  •  MANUTENÇÕES DAS BARREIRAS IMPEDEM EVOLUÇÃO NO BRASIL
    • Cultura Cliente – Fornecedor
    • Diferentes níveis de Tecnologia: Processo & Informação

    SUPERAR AS RESTRIÇÕES E ENTENDER QUE ECR NÃO É “FÓRMULA” PRONTA É O 1º PASSO!

    ECR – DEFINIÇÃO: É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR  MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDOR.

ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.

ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.

PARA PENSAR: …“PODEMOS ESTAR MAIS PERTO DAS PESSOAS, MAS ESTAMOS MAIS LONGE DOS PROBLEMAS QUE ESTAMOS TENTANDO RESOLVER”.  (Alvin Toffler)

SETOR AUTO-SERVIÇOS TEVE UM FATURAMENTO NOMINAL DE 87,2 BILHÕES…

  • Faturamento nominal: R$ 87,2 Bilhões
  • Número de lojas: 71.372
  • Número de check outs: 163.216
  • Número de funcionários: 739.846
  • Área de vendas em m2 :  17,8 milhões

PARA REFLETIR: “PARA A MAIORIA, LOGÍSTICA É CUSTO OPERACIONAL… PARA OS VENCEDORES, LOGÍSTICO É RESULTADO!