LOGÍSTICA NO VAREJO: NA TEORIA A PRÁTICA É OUTRA
JG VANTINE, presidente da Vantine Consultoria, empresa especializada em Consultoria Logística e Supply Chain Management, faz palestra para AC Nielsen em São Paulo, 03 de Junho de 2004.
EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
ANOS 70: “GERENCIAMENTO DE CUSTO” – Os custos logísticos eram considerados básicos e inevitáveis como parte do negócio. A estratégia era focalizada no controle de custo e as medidas focalizadas no departamento, sem a exploração da sinergia.
ANOS 80: “INTEGRAÇÃO INTERNA” – Desregulamentação do transporte, a rápida expansão econômica e o desenvolvimento de sistemas de informação ofereceram oportunidades de “trade-offs” nas funções logísticas. O foco foi a integração funcional.
ANOS 90: “PIPELINE LOGISTICS MANAGEMENT” – Integração de esforços ultrapassam as fronteiras da empresa para otimização do sistema de distribuição. Formação de parceria e alianças para aumentar flexibilidade, reduzir custos e tempo no sistema de distribuição. É a nova chave do sucesso: “A SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
O QUE É LOGÍSTICA: “… É PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO QUE PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE O FLUXO E ARMAZENAMENTO DE BENS, SERVIÇOS E INFORMAÇÃO RELACIONADA, DESDE O PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO DE MODO A ATENDER AOS REQUISITOS DOS CLIENTES”. (Council of Logistics Management, 1998)
MUDANÇAS NO AMBIENTE DA LOGÍSTICA
- EXPLOSÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE
- COMPRESSÃO DO TEMPO
- GLOBALIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO
- INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL
- EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA
ECR (EFFICIENT CONSUMER RESPONSE): ESTRATÉGIA DE PARCERIA ENTRE FORNECEDORES / DISTRIBUIDORES / VAREJISTAS, COM O OBJETIVO DE AGREGAR VALOR AO CONSUMIDOR FINAL.
- ANÁLISE CAUSA – EFEITO COM ERRO DE ORIGEM
- RESULTADOS MUITO INFERIORES AO PLANEJADO NOS EUA
- MANUTENÇÕES DAS BARREIRAS IMPEDEM EVOLUÇÃO NO
BRASIL
- Cultura Cliente – Fornecedor
- Diferentes níveis de Tecnologia: Processo & Informação
SUPERAR AS RESTRIÇÕES E ENTENDER QUE ECR NÃO É “FÓRMULA” PRONTA É O 1º PASSO!
ECR – DEFINIÇÃO: É UMA ESTRATÉGIA SISTÊMICA QUE INTEGRA TODOS OS PROCESSO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DIRECIONADOS AOS FLUXOS DE PRODUTOS – INFORMAÇÕES – RECURSOS FINANCEIROS VISANDO PROPORCIONAR MAIOR VALOR AGREGADO AO FORNECEDOR.
ALIANÇAS: CONJUNÇÃO DE ESFORÇOS E RECURSOS ENTRE DUAS OU MAIS PARTES PARA ATINGIR OBJETIVO COMUM.
ESTRATÉGIA: AÇÃO DE PLANEJAMENTO VISANDO DIFERENCIAL COMPETITIVO FRENTE À CONCORRÊNCIA.
PARA PENSAR: …“PODEMOS ESTAR MAIS PERTO DAS PESSOAS, MAS ESTAMOS MAIS LONGE DOS PROBLEMAS QUE ESTAMOS TENTANDO RESOLVER”. (Alvin Toffler)
SETOR AUTO-SERVIÇOS TEVE UM FATURAMENTO NOMINAL DE 87,2 BILHÕES…
- Faturamento nominal: R$ 87,2 Bilhões
- Número de lojas: 71.372
- Número de check outs: 163.216
- Número de funcionários: 739.846
- Área de vendas em m2 : 17,8 milhões
PARA REFLETIR: “PARA A MAIORIA, LOGÍSTICA É CUSTO OPERACIONAL… PARA OS VENCEDORES, LOGÍSTICO É RESULTADO!